Transvivências: Educação e Empoderamento

Autores

  • RAMOS Regiane Corrêa de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • PILONETO Adriana Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • VENDRUSCOLO Sthefany Aline Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Gênero, Transexualidades, Educação

Resumo

Introdução: O projeto de ensino “Feminismos Transnacionais: Pós-colonialismo, Decolonialidade e Epistemologias do Sul” busca explorar as intersecções entre feminismos e contextos socioculturais diversos, promovendo uma análise crítica das experiências de mulheres e pessoas trans* em uma perspectiva global. A transgeneridade, enquanto conceito e experiência vivida, é central para a discussão, pois desafia as normas tradicionais de gênero que muitas vezes são impostas por estruturas coloniais e patriarcais. A abordagem pós-colonial ilumina como legados históricos de colonização moldaram as percepções de gênero e as políticas que afetam as mulheres e as pessoas trans*, frequentemente marginalizando suas vozes e experiências. Ao mesmo tempo, a decolonialidade propõe uma reavaliação das narrativas hegemônicas sobre gênero, reconhecendo e valorizando as saberes locais e as experiências de grupos historicamente oprimidos, incluindo mulheres e pessoas trans*, especialmente em contextos não-ocidentais. As Epistemologias do Sul, que enfatizam a importância do conhecimento produzido nas periferias do mundo, contribuem para uma compreensão mais ampla dos modelos de dominação, colonialismo, patriarcado e capitalismo. Desafiam as teorias universais e ocidentais sobre gênero, incentivando o reconhecimento de que não há uma única maneira de viver e expressar a identidade de gênero. Ao incluir vivências de mulheres e pessoas trans* de diversas culturas e origens, o projeto promove uma educação que valorize a diversidade, fortalecendo a luta por direitos e reconhecendo a interconexão entre opressões de gênero, raça, classe e sexualidade. Objetivos: O objetivo geral é compreender a(s) transgeneridade(s), desconstruindo estereótipos e preconceitos, e capacitando professores(as) em formação a reconhecer e valorizar a diversidade de gênero em diferentes contextos sociais, culturais e históricos. Objetivos específicos são: (1) elaborar propostas de intervenção educativa que visem integrar a discussão de gênero e transgeneridade nos currículos escolares, contribuindo para uma formação mais crítica e inclusiva; (2) adquirir o letramento trans, reconhecendo a história e as experiências vividas pelas pessoas trans*, incluindo os desafios e conquistas, bem como a luta por direitos civis e igualdade; (3) analisar o discurso de três mulheres trans que participaram do evento +Inclusão e Diversidade: Mente Saudável, Comunidade Forte, realizado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e disponível no YouTube, com foco no papel da educação em suas trajetórias de vida. Metodologia: A pesquisa narrativa tem como objetivo explorar as experiências de indivíduos que se auto identificam como trans, focando em suas trajetórias de vida, processos de autodescoberta, transição e a forma como suas identidades são percebidas na sociedade. A metodologia narrativa permite uma compreensão mais profunda das complexidades associadas à transgeneridade, além de proporcionar um espaço seguro para que as participantes compartilhem suas histórias de vida. A fundamentação teórica está embasada em teorias de gênero, identidade e narrativa, considerando a transgeneridade como uma construção social que desafia normas de gênero. Resultados: Como o projeto de ensino ainda está em desenvolvimento, é possível apresentar apenas resultados parciais das atividades até o momento.Conclusão: Espera-se que este projeto forneça conceitos e ferramentas que capacitem os(as) professores(as) em formação a lidar de maneira sensível e informada com questões relacionadas à transgeneridade em suas salas de aula, promovendo uma abordagem educacional mais inclusiva e humanizada.

Biografia do Autor

RAMOS Regiane Corrêa de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

outora em Estudos Linguísticos e Literário em Inglês pela USP, docente do curso de Licenciatura em Letras Habilitação Português-Inglês da UEMS - Dourados

PILONETO Adriana, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente do curso de Licenciatura em Letras Habilitação Português-Inglês da UEMS - Dourados

VENDRUSCOLO Sthefany Aline, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente do curso de Licenciatura em Letras Habilitação Português-Inglês da UEMS - Dourados;

Referências

Sem referências.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Regiane Corrêa de Oliveira, R., Adriana, P., & Sthefany Aline, V. (2024). Transvivências: Educação e Empoderamento. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9852

Edição

Seção

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES