A EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Elis Mendes MONTAGNER Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Daniele Talia Mendonça SILVA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Maria Beatriz ROCHA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Giani Lopes Bergamo MISSIRIAN Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Rosane Toebe ZEN Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Educação, Estágio Supervisionado, Formação Docente

Resumo

O estágio supervisionado tem a finalidade de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, através do convívio humano, cultural, técnico e científico, contribuindo para o futuro ambiente de trabalho. Desse modo, este trabalho teve como objetivo analisar as experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental (etapa 1 - 1° ano e etapa 2 - 4° ano) em uma escola privada de Três Lagoas/MS, durante o período de abril a maio de 2024. As turmas contavam com 8 e 14 alunos, respectivamente, na faixa etária de 6 e 10 anos. Durante o estágio, os estudantes foram carinhosos, acolhedores e receptivos com a estagiária. No primeiro ano, foram aplicadas atividades impressas de Língua Portuguesa sobre formações silábicas com a letra “B”, cuja realização exigia do estudante formar as sílabas com a junção das letras: B+A=BA, B+E=BE, B+I=BI, B+O=BO e B+U=BU, escrevê-las em um quadro, completar as palavras com as sílabas e desenhos que representavam palavras iniciadas com as respectivas sílabas. Durante a realização das atividades, a estagiária auxiliou os estudantes na leitura das sílabas para a compreensão. Em seguida, realizou-se um ditado, com a escrita no caderno, de algumas palavras sorteadas com as famílias silábicas trabalhadas, como: bolo, bico, boneca, bala, buzina e belo. No quarto ano, na disciplina de Ciências, foi desenvolvido um experimento sobre a decomposição dos alimentos, conteúdo previamente solicitado pela professora regente. Os alunos realizaram individualmente as atividades que consistiram na apresentação de alimentos em estágio de decomposição, como: maçã, laranja, cenoura, cascas, entre outros. Estes alimentos foram alocados em um recipiente fechado e foram apresentados pelos estudantes, que relataram os resultados relacionados ao tempo necessário para que as matérias atingissem o estágio de decomposição em que se encontravam (os alimentos estavam embolorados e com a sua coloração modificada). Ao término das apresentações, a professora regente organizou uma roda de conversa sobre o que acharam interessante nas apresentações e explicou que alguns alimentos levam mais tempo que outros para se decompor por completo. No decorrer das atividades realizadas nas duas turmas, houve participação significativa de todos, mas observou-se dificuldades na leitura da turma do primeiro ano e o comprometimento na entrega do experimento da turma do quarto ano. Portanto, nesse período do estágio foi possível vivenciar e refletir sobre a realidade de um profissional da área da educação, com as dificuldades enfrentadas no dia a dia em sala de aula, permitindo uma aprendizagem mais significativa, em situações reais ou específicas.

Biografia do Autor

Elis Mendes MONTAGNER, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Pedagogia da UEMS

Daniele Talia Mendonça SILVA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do Colégio Exitus Sistema de Ensino - Três Lagoas/MS

Maria Beatriz ROCHA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do Colégio Exitus Sistema de Ensino - Três Lagoas/MS

Giani Lopes Bergamo MISSIRIAN, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Tutora a distância do Curso de Pedagogia da UEMS;

Rosane Toebe ZEN, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do Curso de Pedagogia da UEMS

Referências

Sem referências.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Mendes MONTAGNER, E., Talia Mendonça SILVA, D., ROCHA, M. B., Lopes Bergamo MISSIRIAN, G., & Toebe ZEN, R. (2024). A EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9850

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.