TÉCNICA DE INCRUSTAÇÃO EM RESINA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Lhuma Mikelly Oliveira GARCIA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Matheus Lopes GOMES Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Mercia Ikarugi Bomfim CELOTO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Maike Pergrinelli LEDESMA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Coleções biológicas, Material didático, Ensino em ciências

Resumo

As coleções biológicas podem ser utilizadas como recurso didático em sala de aula, materiais que os alunos possam utilizar para observar, classificar, registrar e inferir. O método de preservação em resina permite ao estudante maior facilidade de manuseio e uma visualização tridimensional das características do espécime. É importante que os alunos manipulem os objetos de estudo durante as aulas práticas, afinal este é o intuito da coleção didática, ter um aprendizado significativo por meio da observação direta, aproximando os alunos da realidade. Baseado nisso, iniciou-se um projeto de ensino com o objetivo de estimular a aprendizagem e interesse por parte dos discentes sobre os conteúdos ensinados em sala de aula, por meio de oficinas que os ensinam como preparar as peças em resina. Este projeto foi realizado com os discentes dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal da UUA/UEMS. Para realizar a confecção das peças em resina, primeiramente, os espécimes foram devidamente coletados, transfixados com alfinetes em placas de isopor e acondicionados em estufa de secagem a 45oC por 48horas. Após a identificação dos espécimes, iniciou-se o processo de preparo da resina (polímero) conforme instruções do fabricante. Em seguida, os moldes receberam a primeira camada da solução (resina + catalisador), formando uma base onde o espécime foi acondicionado com o auxílio de uma pinça, fixando-se à base após a polimerização. O preenchimento do molde foi divido em camadas de acordo com o tamanho do espécime, impedindo que o mesmo flutue ou que bolhas indesejadas formem. Após a secagem das peças, foi realizado o aplainamento com a utilização de lixas e o polimento com cera automotiva, tornando possível a visualização das estruturas. Com o projeto foi possível treinar alunos bolsistas para aplicação das oficinas e oferecer a oficina aos acadêmicos da instituição, estimulando mais ainda os alunos participantes do projeto à iniciação cientifica. As oficinas contribuíram no processo de aprendizagem dos alunos, complementando o conhecimento teórico. Além disso, foi possível obter uma coleção biológica em resina, disponível para ser utilizada como recurso didático alternativo e interativo em aulas práticas. A exposição da coleção em eventos teve uma importancia fundamental na divulgação científica da instituição. A produção das peças mostrou-se bastante simples, com materiais de fácil acesso e manuseio, constituindo se em uma interessante alternativa para complementar a abordagem do conteúdo teórico apresentado em sala de aula

Biografia do Autor

Lhuma Mikelly Oliveira GARCIA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Agronomia da UEMS – Aquidauana, MS

Matheus Lopes GOMES, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do Curso de Agronomia da UEMS – Aquidauana, MS

Mercia Ikarugi Bomfim CELOTO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de Zootecnia da UEMS – Aquidauana, M

Maike Pergrinelli LEDESMA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Técnico da UEMS – Aquidauana, M

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Mikelly Oliveira GARCIA, L., Lopes GOMES, M., Ikarugi Bomfim CELOTO, M., & Pergrinelli LEDESMA, M. (2024). TÉCNICA DE INCRUSTAÇÃO EM RESINA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9849

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS