Um ENADE E CONCURSOS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Aldinéia Silva SANT’ANA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Douglas Profirio FERREIRA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Gustavo Antonio PAVANI Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Preparação, Oportunidade, Conhecimento

Resumo

O projeto intitulado “ENADE e concursos para professores de Matemática” deferido no programa de bolsas de projetos de ensino da UEMS (EDITAL N.º 33/2024/DEPPE/PROE-UEMS) se iniciou em 15 abril de 2024 e irá se findar em novembro deste mesmo ano. Desenvolvido dentro da unidade da UEMS de Nova Andradina-MS, o objetivo é levar aos acadêmicos uma experiência de resolver questões de provas acadêmicas como o ENADE, concursos e processos seletivos que se encontram presentes em suas carreiras dentro do campo acadêmico. O intuito é proporcionar aos acadêmicos uma oportunidade de trabalhar com questões de diferentes níveis de bancas de aplicação, com diversidade de conteúdos e abordagens, a fim de desenvolver maturidade e oportunizar destaque nos processos de seleção que enfrentarão no futuro. A familiarização com esse tipo de prova pode provocar diferença nos resultados. Inicialmente a proposta consistiu em disponibilizar nos grupos de WhatsApp das turmas de matemática da unidade, semanalmente, questões selecionadas pelos bolsistas, oferecendo tempo hábil para refletir sobre as questões e posteriormente suporte online e presencial para resolvê-las. Houve até o momento três ciclos de questões, entretanto, a procura pelos atendimentos presenciais não foi satisfatória, o que levou o projeto a duas reestruturações. A primeira consistiu em um formulário de inscrição on-line que os alunos responderam demonstrando interesse em participar do projeto, depois foram coletados os dados e disponibilizados através de um grupo no WhatsApp os exercícios semanais e as listas de presença dos encontros para aqueles que manifestaram interesse. Contudo, essa reestruturação não foi satisfatória e a procura esperada foi ainda menor. Sendo assim, há em andamento uma segunda reestruturação na qual pretende-se trabalhar com enquetes, elas serão apresentadas via WhatsApp e terão cunho introdutório para questões de conteúdos matemáticos distintos. As questões serão apresentadas nos grupos e após coletados os dados das enquetes as resoluções serão realizadas em vídeo e disponibilizadas de forma on-line para os alunos. Além disso, são realizados simulados semestrais com o apoio do corpo docente da unidade, nos quais os alunos participam de uma prova preparada e aplicada dentro dos padrões geralmente utilizados pelas bancas. No primeiro semestre houve uma aplicação e a segunda está programada para o fim do segundo semestre. Estima-se, com essa última reestruturação e com as provas simuladas, atingir os alunos de forma satisfatória e agregar conhecimento oportunizando uma preparação, ainda dentro da universidade, para os processos que terão que enfrentar ao se graduar e adentrar na carreira acadêmica profissional. O projeto ainda se encontra em andamento e até se findar continua com a tentativa de desenvolver da melhor forma as questões com os alunos e envolvê-los com a proposta.

Biografia do Autor

Aldinéia Silva SANT’ANA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bolsista/ Discente do curso de Licenciatura em Matemática;

Douglas Profirio FERREIRA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bolsista/ Discente do curso de Licencitura em Matemática;

Gustavo Antonio PAVANI, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Coordenador/ Docente do curso de Licenciatura em Matemática

Referências

Sem referências.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Silva SANT’ANA, A., Profirio FERREIRA, D., & Antonio PAVANI, G. (2024). Um ENADE E CONCURSOS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9848

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.