OBSERVAÇÃO E AÇÃO: RELATO DE UMA ESTAGIÁRIA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Maria Angela Muricy DUARTE Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Nataly Rodrigues MOREIRA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Adriana Ribeiro de Brito e SILVA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Giani Lopes Bergamo MISSIRIAN Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Rosane Toebe ZEN Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado, Formação Docente

Resumo

O estágio é importante para aproximar os futuros professores da realidade escolar e neles desenvolver habilidades necessárias à prática docente.Portanto, este trabalho teve por objetivo analisar as experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola pública, em Aparecida do Taboado - MS, no período vespertino, entre abril e maio de 2024. Com a turma do 1º ano (faixa etária dos 5 a 6 anos) foi desenvolvido o plano elaborado com a professora regente. Depois de acolhido os alunos na sala, passamos o enunciado básico na lousa, distribuímos as folhas de atividades e explicamos os exercícios com um exemplo e deixamos que fizessem. Nesse tempo, verificamos quem e qual a dúvida sobre o conteúdo, dando auxílio para resolverem. Em português, foram realizadas atividades impressas, sobre as vogais e consoantes, e da apostila Netbil, material didático entregue pela administração municipal. No momento da correção, os alunos foram levados até a lousa para responder como forma de incentivo. Em matemática, as atividades com figuras planas foram comparadas com objetos existentes em sala, como: Qual o formato da apostila? Todos: Retângulo; Qual o formato da tampa do pote? Todos: Círculo, ligando assim a figura ao objeto. Nas adições, para auxiliar os alunos, utilizou-se palitos, os dedos e lápis para resolver. Mesmo tendo alguns alunos com maiores dificuldades, eles conseguiram compreender os conteúdos e realizar as atividades notempo determinado. Com o 3º ano (faixa etária dos 8 a 9 anos), um pequeno grupo de alunos foram auxiliados na realização das atividadessobre quatro operações, decomposição e numeração, acompanhando-os individualmente. Em português, tivemos uma roda de leitura. Foram lidas algumas histórias e enquanto lia-se, fazíamos gestos e dava-se pausas, todos observavam a atuação. A maior parte dos alunos necessita de mais atenção, são distraídos, sem foco. Mas, discutiu-se detalhes que lhes permitiram compreender e realizar os exercícios de interpretação com clareza. Ambas as turmas, embora com dificuldades, realizaram suas atividades com êxito. Mesmo com alguns obstáculos, foram aprimoradas habilidades e criadas conexões, demonstrando sempre comprometimento, proatividade e otimismo, conseguindo a cada fase, superar os obstáculos e conquistar conhecimento.

Biografia do Autor

Maria Angela Muricy DUARTE, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Discente do Curso de Pedagogia da UEMS;

Nataly Rodrigues MOREIRA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente da Escola Municipal João Chama - Aparecida do Taboado/MS

Adriana Ribeiro de Brito e SILVA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente da Escola Municipal João Chama - Aparecida do Taboado/MS

Giani Lopes Bergamo MISSIRIAN, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Tutora a distância do Curso de Pedagogia da UEMS

Rosane Toebe ZEN, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do Curso de Pedagogia da UEMS

Referências

" Sem referências."

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Angela Muricy DUARTE, M., Rodrigues MOREIRA, N., Ribeiro de Brito e SILVA, A., Lopes Bergamo MISSIRIAN, G., & Toebe ZEN, R. (2024). OBSERVAÇÃO E AÇÃO: RELATO DE UMA ESTAGIÁRIA EM EDUCAÇÃO. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9845

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

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