O PROJETO DE ENSINO LABORATÓRIO DE BRINQUEDOS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA UEMS 2024: AÇÕES NO ENSINO E NA EXTENSÃO

Autores

  • Giovana Maurer HOLSBACK Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Bianca Souza TOZZO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Kamila Gabriela Dias de SOUZA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Giana Amaral YAMIN Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

formação de professores, Pedagogia, ensino, extensão universitária

Resumo

O presente relato apresenta as ações desenvolvidas pelo Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos (Labrimp), vinculado ao Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), da Unidade Universitária de Dourados no período de abril a julho de 2024. Cadastrado como Projeto de Ensino, o Labrimp é representado por um espaço físico localizado no Bloco E, da UEMS, que desenvolve ações que apoiam atividades realizadas por estudantes e docentes da Pedagogia em espaços da comunidade, de escolas e creches emprestando materiais, livros e brinquedos. Somado a isso, o Labrimp promove ações direcionadas às licenciandas de forma autônoma e em conjunto com as/os discentes do Curso de forma a forrtalecer os conteúdos das disciplinas. Para viabilizar o funcionamento, o Labrimp conta com a atuação de duas bolsistas de ensino e de uma coordenadora, além de estudantes voluntárias. Dessa forma, no primeiro semestre do ano letivo de 2024, o Labrimp promoveu e apoiou projetos em espaços de Dourados, alguns deles a serem socializados neste momento, como a contação de histórias para crianças da Escola Rural da Escola Municpal Geraldino Neves Correia e do Centro de Educação Infantil Maria Alice Silvestre. Ainda apoiou as vivências ligadas à extensão universitária que ocorreram na Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo e, em Campo Grande, organizou a visita técnica à exposição Van Gogh, favorecendo a ampliação do repertório cultural de 40 estudantes dos Cursos de Pedagogia, Biologia e Quimica e atuou, representando a UEMS Dourados, nas ações da Semana Mundial do Brincar, em parceria com a Aliança do Brasil. Colaborou na realiazção do Encontro Brincante Unidunitê, com 20 crianças da comunidade de Dourados, ocorrido na Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo, e ofertou oficinas de arte e música a estudantes da Pedagogia. Atualmente, idealiza e coordena o Projeto Rodas de Leitura, em andamento, para atender a demanda da Curricularização do referido Curso e, ao mesmo tempo ampliar o repertório luterário de cerianças de todas as idades, desde os bebês. Como conclusão do exposto, constata-se a importância do Labrimp para o fortalecimento da licenciatura a qual está vinculado e as ações por ele/nele desenvolvidas favoreceram que o Laboratório tivesse, acima de tudo, uma atuação viva para além de um simples espaço físico na Instituição, mas que promove o diálogo entre a teoria e prática na formação das/os estudantes da Pedagogia.

Biografia do Autor

Giovana Maurer HOLSBACK, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do Curso de Pedagogia/Dourados da UEMS

Bianca Souza TOZZO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do Curso de Pedagogia/Dourados da UEMS

Kamila Gabriela Dias de SOUZA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do Curso de Pedagogia/Dourados da UEMS

Giana Amaral YAMIN, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora do Curso de Pedagogia/Dourados da UEMS

Referências

"Sem referências"

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Maurer HOLSBACK, G., Souza TOZZO, B., Gabriela Dias de SOUZA, K., & Amaral YAMIN, G. (2024). O PROJETO DE ENSINO LABORATÓRIO DE BRINQUEDOS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA UEMS 2024: AÇÕES NO ENSINO E NA EXTENSÃO. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9842

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS