MONITORIA UM OLHAR ACOLHEDOR
Palavras-chave:
acolhimento, Monitoria acadêmica, formação de professoresResumo
Os monitores acadêmicos desempenham um papel crucial no desenvolvimento das disciplinas e no acompanhamento dos estudantes, agindo como orientadores no funcionamento da universidade, mediador de aprendizagens e fazendo a ponte entre discentes e docentes. Neste texto relato minha experiência como estudante bolsista do Programa Institucional de Monitoria – PIM, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Os objetivos da monitoria da disciplina Infância e Educação Infantil, ofertada no primeiro ano do Curso de Pedagogia, são: acolher, apoiar e motivar os estudantes; e complementar a formação profissional do estudante monitor, com estudos teóricos e metodológicos, e acompanhamento das ações docentes. Para o bom desempenho da função, foram elaborados planos mensais com dois conjuntos de atividades, um voltado para a formação docente da monitora, com reuniões com a Orientadora, estudos e participação em eventos, e outro voltado para o atendimento aos estudantes matriculados na disciplina, como o auxilio no acesso e uso da bilioteca e do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA/Moodle, diálogos sobre os conteúdo da disciplina, e orientações nas realização das atividades. Para os atendimentos aos estudantes foi estabelecido horário semanal no Laboratório Lúdico Pedagógico - LALUPE, e disponibilizado o endereço eletônico da monitora. Os estudantes que solicitaram auxílio da monitora, apresentaram dúvidas sobre o funcionamento da universidade, do curso e da disciplina, as quais revelam estranhamento e falta de familiaridade com o ambiente acadêmico. A UEMS é uma universidade que prima pela democratização do ensino superior e pela empregabilidade positiva dos recursos públicos, por isso adota diferentes estratégias para a seleção de estudantes e preenchimento integral das vagas dos Cursos de graduação. Em 2024, o Curso de Pedagogia da Unidade de Campo Grande/ Santo Amaro, estendeu a matrícula dos ingressante ató o mês de agosto, tornando recorrente o trabalho de recpeção e acolhimento dos estudantes pela monitora. Emprestando da Educação Infantil os príncipios de escuta e acolhimento discente, me ofereci como parceira de aprendizagem, me empenhei para diminuir as dúvidas e ansiedades e para que se sentissem pertencentes à universidade. Estabeleci a diferença entre o trabalho da professora e o trabalho da monitora no desenvolvimento da disciplina, organizando as minhas ações e condutas e reduzindo os receios dos estudantes, que me acolheram como colega. Avalio como positivo a experiência da monitoria para o estudante que procurou a ajuda e para mim que estou exercendo essa função. Tive a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação, de revisar e pesquisar o conteúdo da disciplina, de vivência à docência com adultos e de dar boas vindas aos estudantes ingressantes
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