RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE CLÍNICA MÉDICA DE CÃES E GATOS
Palavras-chave:
Docência, Medicina Veterinária, MonitorResumo
Entre as diversas atividades acadêmicas presentes na rotina diária de um estudante de graduação a monitoria se destaca como uma oportunidade valiosa de aprendizado e desenvolvimento, sendo caracterizada no auxílio de outros alunos na compreensão do conteúdo e na resolução de dúvidas relacionadas à disciplina. A monitoria da disciplina de Clínica Médica de cães e gatos, que tem como objetivo a abordagem teórica e prática das principais enfermidades dos sistemas orgânicos que acometem os animais, incluindo o estudo da etiologia, fisiopatologia, diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção, é de extrema importância na formação profissional do estudante como futuro médico veterinário. Este estudo tem como objetivo relatar as experiências adquiridas durante o período de monitoria da disciplina de Clínica Médica de cães e gatos, do curso de Medicina Veterinária na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) durante o ano de 2023. O presente trabalho é de caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência do estudante como monitor da disciplina de Clínica Médica de cães e gatos, oferecida aos alunos do sétimo semestre, com carga horária total de 120 horas, divididas igualmente entre 60 horas de conteúdo teórico e 60 horas de prática. A monitoria foi realizada ao longo de dois semestres consecutivos, durante os quais foram disponibilizados materiais didáticos de apoio e realização de videochamadas. Além disso, o monitor pode acompanhar e auxiliar nas atividades práticas realizadas no Hospital Veterinário da instituição. As monitorias foram realizadas ao longo de dois semestres consecutivos, contemplando um total de 45 acadêmicos que cursaram a disciplina. Durante o período, foi criado um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação entre os alunos e o monitor. Também foram disponibilizados materiais didáticos de apoio, como resumos, listas de exercícios e estudos dirigidos, através de formulários online criados na plataforma Google, para auxiliar nos estudos dos alunos. Além disso, foram realizadas videochamadas para esclarecer dúvidas, revisar o conteúdo teórico ministrado em aula e resolver exercícios, utilizando a plataforma Google Meet. Em relação as aulas práticas, o monitor era responsável por acompanhar e auxiliar os alunos em diversas atividades. Isso incluía o preenchimento de fichas clínicas, a condução de casos clínicos, a realização de exames físicos, a coleta de materiais para exames complementares, a interpretação dos resultados, o estabelecimento de diagnósticos e a definição de tratamentos. O monitor também participava na aplicação de provas práticas juntamente com o professor orientador, sendo responsável pela avaliação dos alunos. A monitoria teve impactos significativos na disciplina e nos estudantes, incluindo o envolvimento direto do monitor no planejamento e execução do curso, a melhoria na relação entre os alunos e a resolução de dúvidas relacionadas à disciplina. Além disso, permitiu ao monitor a fixação de conteúdos teóricos, experiência com a docência e vivência prática da atividade profissional do médico veterinário na clínica de cães e gatos.
Referências
"Sem referências".