RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE CLÍNICA MÉDICA DE CÃES E GATOS

Autores

  • Cesar Augusto Cruz SILVA Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Roueda Abou SAID Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Docência, Medicina Veterinária, Monitor

Resumo

Entre as diversas atividades acadêmicas presentes na rotina diária de um estudante de graduação a monitoria se destaca como uma oportunidade valiosa de aprendizado e desenvolvimento, sendo caracterizada no auxílio de outros alunos na compreensão do conteúdo e na resolução de dúvidas relacionadas à disciplina. A monitoria da disciplina de Clínica Médica de cães e gatos, que tem como objetivo a abordagem teórica e prática das principais enfermidades dos sistemas orgânicos que acometem os animais, incluindo o estudo da etiologia, fisiopatologia, diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção, é de extrema importância na formação profissional do estudante como futuro médico veterinário. Este estudo tem como objetivo relatar as experiências adquiridas durante o período de monitoria da disciplina de Clínica Médica de cães e gatos, do curso de Medicina Veterinária na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) durante o ano de 2023. O presente trabalho é de caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência do estudante como monitor da disciplina de Clínica Médica de cães e gatos, oferecida aos alunos do sétimo semestre, com carga horária total de 120 horas, divididas igualmente entre 60 horas de conteúdo teórico e 60 horas de prática. A monitoria foi realizada ao longo de dois semestres consecutivos, durante os quais foram disponibilizados materiais didáticos de apoio e realização de videochamadas. Além disso, o monitor pode acompanhar e auxiliar nas atividades práticas realizadas no Hospital Veterinário da instituição. As monitorias foram realizadas ao longo de dois semestres consecutivos, contemplando um total de 45 acadêmicos que cursaram a disciplina. Durante o período, foi criado um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação entre os alunos e o monitor. Também foram disponibilizados materiais didáticos de apoio, como resumos, listas de exercícios e estudos dirigidos, através de formulários online criados na plataforma Google, para auxiliar nos estudos dos alunos. Além disso, foram realizadas videochamadas para esclarecer dúvidas, revisar o conteúdo teórico ministrado em aula e resolver exercícios, utilizando a plataforma Google Meet. Em relação as aulas práticas, o monitor era responsável por acompanhar e auxiliar os alunos em diversas atividades. Isso incluía o preenchimento de fichas clínicas, a condução de casos clínicos, a realização de exames físicos, a coleta de materiais para exames complementares, a interpretação dos resultados, o estabelecimento de diagnósticos e a definição de tratamentos. O monitor também participava na aplicação de provas práticas juntamente com o professor orientador, sendo responsável pela avaliação dos alunos. A monitoria teve impactos significativos na disciplina e nos estudantes, incluindo o envolvimento direto do monitor no planejamento e execução do curso, a melhoria na relação entre os alunos e a resolução de dúvidas relacionadas à disciplina. Além disso, permitiu ao monitor a fixação de conteúdos teóricos, experiência com a docência e vivência prática da atividade profissional do médico veterinário na clínica de cães e gatos.

Biografia do Autor

Cesar Augusto Cruz SILVA, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduado do curso de Medicina Veterinária, Universidade Estadual de Santa Cruz

Roueda Abou SAID, Universidade Estadual de Santa Cruz

Docente do curso de Medicina Veterinária, Universidade Estadual de Santa Cruz;

Referências

"Sem referências".

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Augusto Cruz SILVA, C., & Abou SAID, R. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE CLÍNICA MÉDICA DE CÃES E GATOS. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9839

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS