ZOOCIÊNCIA- ENSINANDO CIÊNCIA NA ZOOTECNIA

Autores

  • Pedro Henrique Pereira de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Mayara Firmo Pedroso Leite Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Aya SASA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Ensino, Iniciação científica, Projeto

Resumo

A iniciação científica é a porta de entrada para o aluno de graduação que deseja se envolver em atividades de pesquisa e seguir carreira acadêmica. Ela oferece a oportunidade de desenvolver habilidades importantes, como escrita acadêmica e investigação científica, que são úteis tanto na vida acadêmica como profissional. A iniciação científica pode ser realizada desde o primeiro ano da graduação. Porém, as poucas disciplinas existentes no curso de Zootecnia que abordam diretamente o processo de realização de pesquisa e escrita científica são bem restritas. Assim, o projeto Zoociência foi concebido com o objetivo de estimular o espírito científico dos alunos das séries iniciais do curso e ensinar na prática todo o processo de realizar a pesquisa científica na área da Zootecnia. O projeto teve início em outubro/2022 e finalizou em dezembro/2023. Foram realizados encontros semanais, de maneira descontraída, abordando temas das diversas áreas da Zootecnia, como suinocultura, piscicultura, bovinocultura entre outras. Os temas eram apresentados por bolsistas de iniciação científica do curso, em forma de bate-papo e intercalados com discussões que abordavam o processo da pesquisa científica como: identificação e elaboraração de problema científico, busca por soluções para o problema, formulação de hipóteses científicas, realização de revisão de literatura, escrita da metodologia, além de discussões sobre ética em pesquisa científica e bem-estar animal. No decorrer dos encontros, em função da pouca participação dos alunos e desistência de alguns, o projeto teve que ser readequado: houve a necessidade de utilização de algumas ferramentas tecnológicas de apoio como as redes sociais para divulgação de alguns temas que inicialmente seriam abordados de maneira presencial. O presente projeto teve a participação de 12 alunos, sendo que a metade (seis) foi encaminhado para possíveis orientadores, na área de interesse do aluno, escrevendo os seus respectivos projetos de pesquisa para concorrer ao edital de bolsas de iniciação científica. Assim, conclui-se que o projeto de ensino Zoociência atingiu o objetivo de estimular o espírito científico de alunos das séries inicias do curso de Zootecnia e de ensinar o processo de escrita da pesquisa científica. Com a finalização deste projeto, iniciamos uma nova proposta com o mesmo objetivo, porém, ministrado de uma forma mais dinâmica e tecnológica: o PICZ (Projetos de Iniciação Científica da Zootecnia).

Biografia do Autor

Pedro Henrique Pereira de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Aluno do curso de Zootecnia, bolsista PROE-UEMS

Mayara Firmo Pedroso Leite, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Aluna do curso de Zootecnia, bolsista PROE-UEMS

Aya SASA, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de Zootecnia

Referências

"Sem Referências"

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Henrique Pereira de Oliveira, P., Firmo Pedroso Leite, M., & SASA, A. (2024). ZOOCIÊNCIA- ENSINANDO CIÊNCIA NA ZOOTECNIA. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9838

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.