METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA APRENDIZADO EM CURSO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Palavras-chave:
Ensino, dinâmico, técnicoResumo
A formação e capacitação de alunos de ensino superior exige um ensino além da sala de aula, para que esses futuros profissionais tenham destaque fora da universidade e na área de sua escolha. Sabendo que o mercado de trabalho busca por estes profissionais, nós professores precisamos entender as necessidades que esses alunos possuem e conectá-los as aulas semanais por meio de estratégias que complementem as lacunas de conhecimentos com outras metodologias. Assim a relação teoria e prática se faz com o uso da visita técnica corroborando com a transmissão de conhecimentos num formato técnico. A abordagem da metodologia alternativa, permite a produção de conhecimentos amplos, envolvendo os alunos, para que eles consigam desenvolver competências, habilidades e aptidões uteis ao mercado de trabalho. E dessa forma, os professores precisam saber e atentarem as necessidades dos acadêmicos para além da sala de aula, desenvolvendo projetos pedagógicos que tragam benefícios a todos envolvidos. O objetivo geral do projeto de ensino foi possibilitar a compreensão da realidade por meio da visita técnica na Fazenda Serrinha da Companhia Jotabasso especializada em confinamento; proporcionar aos alunos do Curso de Agronomia da Instituição Magsul em Ponta Porã um caminho paralelo com o da sala de aula, como estímulo ao interesse em adquirir conhecimentos sobre manejo nutricional e operacional de confinamento de gado de corte. A visita possibilitou confrontar temas essenciais para o desenvolvimento de pecuária sustentável, assunto que está intimamente relacionado a conscientização ambiental, e que através deste contato, auxilie as tomadas de decisões destes futuros profissionais para diminuir práticas incorretas relacionadas a esfera socioambiental e animal estudados em sala de aula. A metodologia adotada foi através de uma abordagem qualitativa, com planejamento e preparação prévia, definindo e alinhando com o responsável técnico um roteiro que se encaixa com as disciplinas de Bovinocultura, Fisiologia, Anatomia e Nutrição Animal, do primeiro semestre do ano de 2024, nas turmas 5º, 7o e 9º semestre do curso de Agronomia. Assim, realizada no dia 18 de maio de 2024 com uma duração de três horas e meia. Resultado: Foi observado através da presença de quase 95% (englobando as três turmas) dos alunos, evidenciando o interesse dos mesmo por se tratar de uma visita fora da cidade, que se encontra a faculdade e em um dia de sábado, mostrando que nossos alunos consideram metodologias mais dinâmicas que oferecem uma oportunidade real de viver determinadas funções. Além disso, facilita o aprendizado, pois os alunos estão presenciando uma rotina de trabalho, contribuindo assim com as interconexões entre a teoria e a prática. Conclui-se que, as ferramentas alternativas didático pedagógica enquanto metodologia trazem aproveitamento nas aulas em sala, enriquecendo o conteúdo teórico e em contrapartida prepara os alunos para o mercado de trabalho. Além disso, disponibiliza um networking, uma vez que esse tipo de atividade instrui e oportuniza estabelecer contatos com empresas e instituições ligadas ao setor, para autoidentificação de oportunidades de estágio ou emprego.
Referências
"Sem referências"