METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA APRENDIZADO EM CURSO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Autores

  • Talita de Oliveira Freitas Rocha Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ismael Martins da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Mônica Munareto MINOZZO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Ensino, dinâmico, técnico

Resumo

A formação e capacitação de alunos de ensino superior exige um ensino além da sala de aula, para que esses futuros profissionais tenham destaque fora da universidade e na área de sua escolha. Sabendo que o mercado de trabalho busca por estes profissionais, nós professores precisamos entender as necessidades que esses alunos possuem e conectá-los as aulas semanais por meio de estratégias que complementem as lacunas de conhecimentos com outras metodologias. Assim a relação teoria e prática se faz com o uso da visita técnica corroborando com a transmissão de conhecimentos num formato técnico. A abordagem da metodologia alternativa, permite a produção de conhecimentos amplos, envolvendo os alunos, para que eles consigam desenvolver competências, habilidades e aptidões uteis ao mercado de trabalho. E dessa forma, os professores precisam saber e atentarem as necessidades dos acadêmicos para além da sala de aula, desenvolvendo projetos pedagógicos que tragam benefícios a todos envolvidos. O objetivo geral do projeto de ensino foi possibilitar a compreensão da realidade por meio da visita técnica na Fazenda Serrinha da Companhia Jotabasso especializada em confinamento; proporcionar aos alunos do Curso de Agronomia da Instituição Magsul em Ponta Porã um caminho paralelo com o da sala de aula, como estímulo ao interesse em adquirir conhecimentos sobre manejo nutricional e operacional de confinamento de gado de corte. A visita possibilitou confrontar temas essenciais para o desenvolvimento de pecuária sustentável, assunto que está intimamente relacionado a conscientização ambiental, e que através deste contato, auxilie as tomadas de decisões destes futuros profissionais para diminuir práticas incorretas relacionadas a esfera socioambiental e animal estudados em sala de aula. A metodologia adotada foi através de uma abordagem qualitativa, com planejamento e preparação prévia, definindo e alinhando com o responsável técnico um roteiro que se encaixa com as disciplinas de Bovinocultura, Fisiologia, Anatomia e Nutrição Animal, do primeiro semestre do ano de 2024, nas turmas 5º, 7o e 9º semestre do curso de Agronomia. Assim, realizada no dia 18 de maio de 2024 com uma duração de três horas e meia. Resultado: Foi observado através da presença de quase 95% (englobando as três turmas) dos alunos, evidenciando o interesse dos mesmo por se tratar de uma visita fora da cidade, que se encontra a faculdade e em um dia de sábado, mostrando que nossos alunos consideram metodologias mais dinâmicas que oferecem uma oportunidade real de viver determinadas funções. Além disso, facilita o aprendizado, pois os alunos estão presenciando uma rotina de trabalho, contribuindo assim com as interconexões entre a teoria e a prática. Conclui-se que, as ferramentas alternativas didático pedagógica enquanto metodologia trazem aproveitamento nas aulas em sala, enriquecendo o conteúdo teórico e em contrapartida prepara os alunos para o mercado de trabalho. Além disso, disponibiliza um networking, uma vez que esse tipo de atividade instrui e oportuniza estabelecer contatos com empresas e instituições ligadas ao setor, para autoidentificação de oportunidades de estágio ou emprego.

Biografia do Autor

Talita de Oliveira Freitas Rocha, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (UEMS/PP)

Ismael Martins da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Coordenador do Curso de Agronomia das Faculdades Magsul - FAMAG

Mônica Munareto MINOZZO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Membro do corpo docente do Curso de Agronomia das Faculdades Magsul - FAMAG

Referências

"Sem referências"

Publicado

2024-12-02

Como Citar

de Oliveira Freitas Rocha, T., Martins da Silva, I., & Munareto MINOZZO, M. (2024). METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA APRENDIZADO EM CURSO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. ANAIS DO EGRAD, (13). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9836

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS