RELATO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA

Autores

  • Isadora Paulino de Lara UEMS
  • Alan de Oliveira Quadros UEMS
  • Airton Aredes UEMS

Palavras-chave:

Experiência, Residência, Formação

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é um programa para o aperfeiçoamento dos dicentes dos cursos de licenciatura, onde poderá ser posto em prática os conhecimentos que foram adquiridos durante sua vida acadêmica. O objetivo deste resumo é relatar a experiência nas aulas de geografia, durante a participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP). Para começar a participação no programa foi feita uma reunião com o professor preceptor da Escola Estadual General Malan, onde foi falado sobre a metodologia que será seguida durante o período da Residência Pedagógica, sendo feito observações das aulas e a regência. Durante as observações foi possível entender como funciona a dinâmica da sala de aula, sendo possível identificar a diferença existente em cada turma. Cada turma age de modo diferente, algumas participam mais outras menos, e com as observações feitas, foi possível o entendimento da forma com que devemos agir em determinadas situações. Já nas regências foi possível entender como realmente é a realidade da sala de aula, sendo feitas principalmente na Unidade Curricular (UC), cada semana como um tema diferente. Foram feitos os planos de aula, enviando ao preceptor responsável para ser feita a aprovação e se fosse necessário, feita alguma modificação. Após isso, era realizada a regência. Ao fim de cada aula dada era feita uma reunião com o preceptor para serem observados os pontos positivos e negativos da aula, mostrando os meus acertos e o que deveria ser modificado. Isso foi fundamental para eu conseguir melhorar cada vez mais minha forma de ensinar, pois, esse conhecimento só é possível ter apenas vivenciando a realidade dentro da escola. Como resultado, verifiquei que o Programa de Residência Pedagógica é necessário para os estudantes dos cursos de licenciatura possam compreender o que realmente é “ser professor”. É o momento em que iremos colocar em prática tudo que foi estudado na universidade sobre o modo ensino-aprendizagem, ligando a teoria à prática. É também o momento em que será fundamental para nossa formação, pois iremos adquirir uma grande experiência, o que é de extrema importância para se tornar um excelente profissional. Com isso, conclui-se que o Residência Pedagógica é um programa de grande importância para o estudante, pois é a oportunidade do acadêmico conseguir desenvolver e aprimorar da melhor forma o seu conhecimento.

Biografia do Autor

Isadora Paulino de Lara, UEMS

Discente do curso de Geografia, Licenciatura, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Alan de Oliveira Quadros, UEMS

Docente da Escola Estadual General Malan

Airton Aredes, UEMS

Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-02-07

Como Citar

Paulino de Lara, I., de Oliveira Quadros, A., & Aredes, A. (2024). RELATO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM GEOGRAFIA. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9673

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

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