PROFESSOR DE BEBÊS: O PEDAGOGO FRENTE A APRENDIZAGEM DE BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CAMPO GRANDE - MS

Autores

  • Carmen Caroline Mendes Valenzuelo UEMS
  • Keicela Helen Veríssimo de Almeida UEMS
  • Any Heloise Fonseca de Arruda UEMS
  • Vera Lucia Guerra UEMS
  • Ane da Silva Lima UEMS

Palavras-chave:

Bebês, Pedagogia, Escola

Resumo

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica possui um Referencial Curricular próprio com seus objetivos
de aprendizagem que garantem os direitos de aprendizagens das crianças, perante isso, é encessário que os bebês de 4 a
18 meses recebam um atendimento pedagógico diferenciado. O presente texto retrata o olhar das acadêmicas do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID – Subprojeto Pedagogia, perante o acompanhamento, a
observação e a atuação docente com bebês na Emei Lar de Sheila no ano letivo de 2023. Visa: compreender a atuação
da Pedagoga na Educação Infantil; conhecer o Referencial Curricular do Municipio de Campo Grande – MS; evidenciar
o desenvolvimento infantil nos campos de experiências frente observação e ação com os bebês. Metodologia: Estudos
bibliográfico obre a Educação Infantil e os bebês, estudos dos documentos de ambito Nacional, Municipal e escolar;
observação participante registros fotográficos e em diário de bordo, entrevistas, reuniões pedagógicas e ana´laise dos
dasos produzidos. Resultados parciais revelam a importância da ação pedagógica em todos os momentos na escola com
os bebês, proporcionando o desenvolvimento psico-motor, a promoção de diferentes tipos de linguagens, a ampliação
do repertório musical e vocabulário, o estabelecimento de vínculos entre adultos e seus pares e o protagonismo do bebê
em suas ações e interações com as propostas pedagógicas. Reconhecemos os bebês como crianças com suas culturas,
suas preferências e como sujeito de suas ações e aprendizagem, promovendo ações e reflexões mediante cada etapa do
desenvolvimento e desafiando inúmeras possibilidades de atuação da criança: conhecer a si e ao outro, estabelecer
vinculos afetivos, expressar sua individualidade de preferencias, curiosidades, criação de seus próprios conceitos e
constante protagonismo. Promover o protagonismo da criança em seu processo de aprendizagem, envolve adaptar ações
pedagogicas aos objetivos da instituição e mantenedora. A colaboração entre a professora e as estagiárias enriquece as
relações e contribui para o desenvolvimento das crianças e das profissionais. Os resultados enfatizam a importância de
um trabalho pedagógico sensível, que valorize o cuidar e educar indissociaveis.

Biografia do Autor

Carmen Caroline Mendes Valenzuelo, UEMS

Discente do Curso de Pedagogia/UEMS/UUCG, bolsista PIBID/CAPES/UEMS

Keicela Helen Veríssimo de Almeida, UEMS

Discente do Curso de Pedagogia/UEMS/UUCG, bolsista PIBID/CAPES/UEMS

Any Heloise Fonseca de Arruda, UEMS

Discente do Curso de Pedagogia/UEMS/UUCG, bolsista PIBID/CAPES/UEMS

Vera Lucia Guerra, UEMS

Professora do Curso de Pedagogia/UEMS/UUCG, Coordenadora de Área
PIBID/CAPES/UEMS

Ane da Silva Lima, UEMS

Professora da EMEI Lar de Sheila, Supervisora PIBID/CAPES/UEMS

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-02-07

Como Citar

Mendes Valenzuelo, C. C., Veríssimo de Almeida, K. H., Fonseca de Arruda, A. H., Guerra, V. L., & da Silva Lima, A. (2024). PROFESSOR DE BEBÊS: O PEDAGOGO FRENTE A APRENDIZAGEM DE BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CAMPO GRANDE - MS. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9670

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

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