PINCELADAS DO PIBID: TORNANDO O AMBIENTE ESCOLAR MAIS ACOLHEDOR

Autores

  • Vanessa Vitorio Macedo UEMS
  • Gabriela Escobar Paiva UEMS
  • Laiza Almeida de Lima UEMS
  • Viviane Cruz Bezerra UEMS
  • Elaine Mello dos Santos Eleutério UEMS
  • Vera Lucia Guerra UEMS

Palavras-chave:

Representatividade, Acolhimento, Crianças

Resumo

O espaço escolar precisa ser confortável, acolhedor e convidativo aos olhos das crianças e adultos que co-habitam os seus ambiente. Nesse sentido, a Equipe Pedagogica da EMEI Cordeirinho de Jesus pensou em atualizar a fachada da instituição com uma nova pintura. Proposta adotada pelas estudantes estagiárias do programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) – Subprojeto Pedagogia, que relatam suas experiências neste trabalho, e compartilham reflexões sobre as mensagens veiculadas nas paredes da Educação Infantil. Metodologia: Foram realizados estudo das legislações e diretrizes da Educação Infantil, nacional e municipal, estudo bibliográficos sobre Educação Infantil, inclusão e diversidade; reunião com a Equipe Pedagógica para escolha do tema e das imagens, planejamento dos recursos e operacionalização. Observação direta das crianças e adultos que circularam próximo as paredes modificadas. Resultados: Ao realizar os desenhos e pinturas nas paredes da EMEI observamos o interesse das crianças pelo trabalho em execução, durante o horário de aula. Percebemos que o ritmo dos passos reduzia diante dos desenhos e seus corpos giravam para garantir a visualização. Aos poucos iam reconhecendo os personagens da Turma da Mônica: Diversidade e Inclusão, e anunciando semelhança com as ilustrações dos gibis e livros de histórias da própria escola. Foi feito o símbolo do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em construção, com as mãos das crianças ao redor para representar a inclusão, este fato fez que cada desenho possuisse uma característica única demonstrando a representatividade e diversidade. Conclusão: Diante da convivência com as crianças e observando sua rotina, percebemos que o projeto representa uma atitude já existente na escola, o acolhimento e respeito a diversidade. O significado se tornou maior quando as crianças se reconheceram nas imagens, elogiaram a escola e as artistas (estudantes bolsistas) e mostraram para os responsáveis, sentindo-se acolhidas e reconhecendo que o local é um espaço de aprendizagem. Ao participar do projeto de atualização da fachada, nos sentimos pertencentes à Equipe Pedagógica e estreitamos os laços com a comunidade.

Biografia do Autor

Vanessa Vitorio Macedo, UEMS

Discente do Curso de Pedagogia/UEMS/UUCG – bolsista PIBID/CAPES/UEMS

Gabriela Escobar Paiva, UEMS

Discente do Curso de Pedagogia/UEMS/UUCG – bolsista PIBID/CAPES/UEMS

Laiza Almeida de Lima, UEMS

Discente do Curso de Pedagogia/UEMS/UUCG – bolsista PIBID/CAPES/UEMS

Viviane Cruz Bezerra, UEMS

Discente do Curso de Pedagogia/UEMS/UUCG – bolsista PIBID/CAPES/UEMS

Elaine Mello dos Santos Eleutério, UEMS

Professora da EMEI Cordeirinho de Jesus, Supervisora PIBID/CAPES/UEMS

Vera Lucia Guerra, UEMS

Professora do Curso de Pedagogia/UEMS/UUCG, Coordenadora de Área PIBID/CAPES/UEMS

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-02-05

Como Citar

Vitorio Macedo, V., Escobar Paiva, G., Almeida de Lima, L., Cruz Bezerra, V., Mello dos Santos Eleutério, E., & Guerra, V. L. (2024). PINCELADAS DO PIBID: TORNANDO O AMBIENTE ESCOLAR MAIS ACOLHEDOR. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9665

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

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