A MONITORIA COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO AO ÊXITO DOS ACADÊMICOS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Autores

  • Larissa Azevedo UEMS
  • Vera Lucia Guerra UEMS

Palavras-chave:

Monitoria, Estágio Curricular Supervisionado

Resumo

A vivência em sala, mesmo que breve, é sem dúvidas de grande serventia para o acadêmico que pretende futuramente seguir a carreira docente. Na universidade temos a oportunidade de adquirir essa experiência através dos projetos de iniciação à docência e residência pedagógica, porém, por diferentes razões, muitos discentes acabam não participando desses projetos, tendo como única oportunidade de prática a cumprimento do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Diante do contexto dos estudantes de Pedagogia na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Campo Grande (UEMS - UUCG), onde grande maioria trabalha durante todo o dia, muitos acadêmicos acabam tendo dificuldade de executar as atividades do ECS. Contudo, podemos acreditar que através do Programa Institucional de Monitoria (PIM), é possível, pelo menos, diminuir essa barreira. Discutir a contribuição da monitoria para o bom desempenho dos estudantes na disciplina de ECS. Participo do PIM desde o início de abril, onde trabalho com a turma de ESC II da UEMS - UUCG, que deve realizar a prática docente em turmas da Educação Infantil. Conforme já exposto, muitos acadêmicos encontram problemas em conciliar as atividades do Estágio com o trabalho, além de terem dificuldades de compreender a logística para a realização do mesmo. Assim, como monitora, me coloco à disposição dos estudantes para esclarecimento de dúvidas e auxílio no cadastro do Estágio, além de discussão de ideias para a prática das atividades que devem ser concluídas ao longo dele. Dessa forma, através desse contato é possível facilitar essa realização tanto para os discentes que têm mais dificuldade de conseguir se dedicar mais profundamente a essa disciplina, quanto para os que ficam receosos nesse momento de ir para a sala de aula. Em minha experiência como monitora consegui atender acadêmicos com diferentes dúvidas, sendo que em sua maioria as dúvidas se tratavam dos trâmites necessários para o início do Estágio. Mesmo com as explicações e orientações da professora responsável pela matéria, alguns acadêmicos ainda apresentaram questionamentos sobre essas questões e viram a monitoria como uma forma mais prática e acessível para o esclarecimento delas. Dessa forma, vejo a monitoria, no ECS e também em outras disciplinas, como uma ótima forma de estimular os estudantes a buscar explicações onde percebem desafios mais complexos, sem sobrecarregar os docentes. Certamente a participação do professor ainda é de grande importância, mas o acesso ao monitor é, muitas vezes, uma forma mais rápida e prática de alcançar o desejado, fazendo com que o discente não fique desestimulado, e assim contribuindo para que ele alcance o êxito na disciplina.

Biografia do Autor

Larissa Azevedo, UEMS

Discente do Curso de Pedagogia da UEMS/UUCG e monitora do PIM/UEMS

Vera Lucia Guerra, UEMS

Professora do Curso de Pedagogia/UEMS/UUCG

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-02-05

Como Citar

Azevedo, L., & Guerra, V. L. (2024). A MONITORIA COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO AO ÊXITO DOS ACADÊMICOS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9661

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

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