PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGOGICA E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Ciências Biológicas, Ensino, AprendizagemResumo
A graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura possui uma carga horária e componentes curriculares voltados à prática de ensino na educação básica. O Programa Residência Pedagógica (PRP) se insere como uma experiência prática em sala de aula e uma alternativa didática para motivar e cativar os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Cada estudante de licenciatura participante da PRP na UEMS realiza uma carga horária de no mínimo 400 horas em 18 meses vigência, com atividades de regência de classe e de intervenção pedagógica, bem como a ambientação na escola e regências co-participativas, onde os residentes desenvolvem de maneira articulada junto ao/a professor/a responsável na escola pública da educação básica da rede de ensino. As presentes atividades foram desenvolvidas em uma escola de Tempo Integral localizada na cidade de Dourados - MS, no período de março à julho do ano de 2023. No decorrer do projeto, foram feitos planejamentos e execuções de múltiplas atividades, junto aos alunos e alunas do 9º ano. Na regência foram utilizadas variadas metodologias de ensino com o tema da Teoria da Evolução, levantando o questionamentos de: Como surgiu os primeiros seres vivos no planeta terra? Quem foram os precursores da Biologia? E o mais interessante... De quem nós humanos somos descendentes? Pois, até o momento os alunos acreditavam que tínhamos surgido dos macacos. Com aulas dinâmicas, tendo a participação dos alunos com dúvidas/perguntas, com diálogos para uma melhor aprendizagem. Foram previstas atividades diferenciadas para cada aula ministrada que era avaliada também de forma colaborativa e de formato diferenciado no final do bimestre. A experiência por meio da residência pedagógica é importante para aprimorar e contribuir com a prática de ensino e aprendizagem nas escolas, especialmente para quem faz parte do Programa e para a ampliação do saber dos alunos e alunas como pessoas cidadãs para contribuir na sua aprendizagem escolar, mas também para a convivência mais justa e igualitária na sociedade.
Referências
Sem referências