A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO NA EMEI LÚCIA ÂNGELA DE CASTRO COSTA

Autores

  • Aline Araújo Flores UEMS
  • Alex Costa Chastel UEMS
  • Yara Karoline Oliveira Soares UEMS
  • Milene Mendonça Vital UEMS
  • Glaucia Oliveira UEMS
  • Rosana Baptistella UEMS

Palavras-chave:

Acolhimento, Educação Infantil, PIBID

Resumo

É indiscutível o poder do afeto na primeira infância, a importância do brincar e de criar ambientes que gerem autonomia para as crianças se desenvolverem. A arte e a criatividade se retroalimentam, possibilitando um imaginário de novas possibilidades de ver e ler o mundo (FREIRE, 1996). Neste breve texto, compartilhamos percepções das experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), nos meses de abril a agosto de 2023, na Escola Municipal de Educação Infantil Lúcia Ângela de Costa Castro, em Campo Grande/ MS, com crianças dos grupos 4 e 5 da Educação Infantil. Esta reflexão tem por objetivo identificar, por meio da observação em sala de aula, a importância do acolhimento nas aulas de Arte. Nosso foco é o acolhimento, que deve estar presente desde a estrutura física e pedagógica até nas relações de afeto que se estabelecem para que o trabalho na disciplina de Arte gere resultados sensíveis na vida das crianças. As observações aqui relatadas visam estimular discentes na caminhada de descoberta do universo escolar de maneira responsável e lúdica (HUIZINGA, 1980), percebendo o suporte necessário aos estudantes: o cenário que encontramos é acolhedor, pois a EMEI providenciou uma série de adaptações para recepcionar da melhor maneira que pensaram ser viável: encontramos salas amplas e arejadas, espaços iluminados e arborizados, assim como soluções de problemas como o terreno íngreme que foi paliativamente resolvido com contenção por meio de pneus. Tratando-se de uma unidade em área central do município, a EMEI Lúcia Ângela possui alunos que são levados à escola pelos pais que possuem condução própria, em sua grande maioria, implicando em corpos mais descansados do que aconteceria, caso se deslocassem através de transporte público; mesmo os que fazem uso desse tipo de transporte, por possuir paradas nas proximidades da escola, a fim de proporcionar maior acessibilidade, são beneficiados com uma infraestrutura privilegiada que não é encontrado na maioria das EMEIs. Nas aulas de Arte, área à qual somos vinculados, especificamente na linguagem do Teatro, as propostas focam majoritariamente no movimento do corpo e no desenvolvimento da improvisação e jogos (SPOLIN, 2017). As aulas se iniciam, formando-se uma roda para realizar o aquecimento e com o propósito de proporcionar interação entre colegas; em seguida, é feita a apreciação de obras como músicas ou pinturas de diferentes artistas, então uma prática corporal é iniciada, referente ao tema da obra fruída anteriormente; tais práticas então seriam um fundamento para uma última atividade, geralmente de Artes Visuais, para conclusão da aula. Esta rotina se mantém consistente, exceto por eventos previamente calculados - ou não -, e muitas das práticas são reforçadas em aulas consecutivas, a fim de proporcionar maior conexão cognitiva e afetiva com o conteúdo que lhes foi apresentado.

Biografia do Autor

Aline Araújo Flores, UEMS

Discente do Curso de Teatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Alex Costa Chastel, UEMS

Discente do Curso de Teatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Yara Karoline Oliveira Soares, UEMS

Discente do Curso de Teatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Milene Mendonça Vital, UEMS

Discente do Curso de Teatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Glaucia Oliveira, UEMS

Professora Supervisora de Arte na EMEI Lúcia Ângela de Castro Costa

Rosana Baptistella, UEMS

Docente, Pesquisadora e Coordenadora do Curso de Dança da Universidade de Mato Grosso do Sul

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-02-05

Como Citar

Araújo Flores, A., Costa Chastel, A., Oliveira Soares, Y. K., Mendonça Vital, M., Oliveira, G., & Baptistella, R. (2024). A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO NA EMEI LÚCIA ÂNGELA DE CASTRO COSTA. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9655

Edição

Seção

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

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