MONITORIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA DA UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CAMPO GRANDE

Autores

  • Gessé Soares Mendonça UEMS
  • Airton Aredes UEMS

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Monitoria, Experiências

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) no curso de Geografia Licenciatura desempenha um papel fundamental na formação de futuros professores de Geografia. Essa prática acadêmica visa aprimorar a experiência dos estudantes durante sua graduação, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, a compreensão das dinâmicas escolares e a aplicação dos conhecimentos geográficos adquiridos ao longo do curso. Ademais, o ECSO é um componente obrigatório na formação de licenciandos em Geografia, sendo uma etapa crucial para a transição da teoria para a prática docente. O objetivo deste resumo é relatar as atividades desenvolvidas na monitoria da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. Para tanto, as atividades desenvolvidas na minha função como monitor de estágio supervisionado surge como um suporte para estes novos estagiários, buscando quando necessário a interação com os docentes (supervisores) e discentes (estagiários), de forma presencial ou a distância, visando o desenvolvimento da aprendizagem, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico no processo ensino-aprendizagem de discentes com dificuldades na disciplina. Com base nas experiências obtidas ao longo da minha formação, percebi que muitos dos estudantes estavam com dificuldades de encontrar uma escola que pudesse conceder a eles a oportunidade para realização do estágio, o que após autorização do docente supervisor de estágio mantive contato com as Secretarias de Educação do Estado e do Município de Campo Grande-MS, das quais através de seus departamentos disponibilizaram listagens contendo o nome, endereço e telefone das escolas estaduais e municipais disponíveis para que os acadêmicos pudessem realizar o estágio, o que de fato contribuiu em muito para que os discentes localizassem uma escola próxima de suas residências. Ademais, esse contato com as secretarias de educação foi muito importante, pois esse vínculo serviu de aproximação dessas com a universidade e no futuro os próximos monitores poderão utilizar dessa parceria e mecanismos para auxiliar os futuros estagiários. Outra questão muito importante do papel como monitor no auxilio aos estagiários, tirando dúvidas com relação ao preenchimento dos documentos necessários para o estágio supervisionado, como Carta de Apresentação, Termo de Compromisso, entre outros. Como resultado, dentro outros, verifiquei que é nessa fase que muitos acadêmicos pesam em desistir da realização do estágio, devido as burocracias impostas pelas instituições concedentes, o que de fato é necessário para segurança de ambas as partes e é nesse momento que a função de monitor entra em ação novamente, desmistificando esses entraves, pois ao compartilhar nossas experiencias o acadêmico (estagiário) percebe que esses desafios são importantes para seu aprendizado quanto discente e no futuro como professor licenciado servirá de apoio para novos desafios que surgirão ao longo da carreira profissional. De igual modo, a relação entre nós monitores e estagiários deve ser pautada pela confiança e pela parceria, sempre estando disponíveis para tirar dúvidas, ouvir preocupações e auxiliar no planejamento das atividades. Essa relação de proximidade contribui para o fortalecimento da formação docente e para a promoção do aprendizado mútuo.

Biografia do Autor

Gessé Soares Mendonça, UEMS

Discente do curso de Geografia Licenciatura – UEMS - Campo Grande

Airton Aredes, UEMS

Docente do curso de Geografia Licenciatura – UEMS - Campo Grande

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-02-05

Como Citar

Soares Mendonça, G., & Aredes, A. (2024). MONITORIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA DA UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CAMPO GRANDE. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9651

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

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