“Temas e formas na Literatura Brasileira Contemporânea”-O CLUBE DE LEITURA LYGIA FAGUNDES TELLES e a formação do leitor na Universidade

Autores

  • Fernanda Mara Riera Carmona UEMS
  • Susylene Dias de Araujo UEMS

Palavras-chave:

Leitura, Literatura Brasileira Contemporânea, Clube de Leitura Lygia Fagundes Telles

Resumo

A literatura desempenha papel fundamental na formação do humano, ampliando horizontes, explorando seus aspectos culturais e enriquecendo a compreensão do individuo sobre si mesmo e o mundo que o rodeia. Nesse contexto, a literatura contemporânea apresenta uma vasta riqueza, na qual encontram-se expressões artistícas de um universo multifacetado e inovador, com novas formas e temas que refletem as nuances sociais, dilemas individuais e coletivos e as transformações do panamorama cultural. Assim, a literatura brasileira contemporânea assume uma importância inquestiável, principalmente para os acâdemicos do curso de Letras, pois fornece um vasto conjunto de temas que sugerem análises, pontos de vista críticos e debates enriquecedores que ampliam o repertório dos estudantes. O presente trabalho tem como finalidade apresentar os resultados obtidos no projeto de ensino “Temas e formas na Literatura Brasileira Contemporânea”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Susylene Dias de Araújo, com nossa participação ativa como bolsista do referido projeto. Das atividades propostas, destacamos nossa contribuição na formação do Clube de Leitura Lygia Fagundes Telles, com objetivo de divulgar obras da literatura brasileira contemporânea através de encontros mensais para discussão das obras escolhidas. Os encontros acontecem de forma híbrida, com participação presencial na Unidade da UEMS em Campo Grande e online através de salas digitais criadas na plataforma Google Meet, integrando tanto acadêmicos do curso de letras da UEMS quanto pessoas externas interessadas na literatura. As obras são escolhidas com base em sugestões e votações por parte dos participantes, que compartilham suas impressões nos encontros, também refletindo sobre os tópicos presentes nas obras discutidas, com eventuais presenças dos autores. A divulgação do projeto ocorre tanto nas instalações da UEMS, através de cartazes e banners quanto eletrônicamente por meio de publicação no site da universidade e pelo perfil do projeto no Instagram. Por esse perfil, os participantes são convidados a registrarem seus posts que culminam em resenhas coletivas desenvolvidas pelos participantes, contendo trechos favoritos das leituras concluídas; outro tipo de postagem no perfil, divulga fotos dos encontros e demais conteúdos literários associados às obras abordadas no clube. Nossa participação consiste no gerenciamento da página do instagram, mediação dos encontros junto à coordenadora, adminstração do grupo de whatsapp, criado especialmente para interação entre os membros do clube, procura e divulgação de sites em que são vendidos os livros escolhidos além do compartilhamento de experiências envolvendo as atividades do clube. No último mês de Setembro, fomos convidados a participar do Congresso Brasilidades, evento da Escola Estadual Aracy Eudociak, localizada em Campo Grande, para relatarmos a experiência com o projeto e incentivarmos a referida escola a criar o seu próprio clube de leitura. Finalizando, destacamos que a execução do projeto, tem nos proporcionado o enriquecimento de nosso próprio repertório literário, bem como de todos os envolvidos, na medida em que descobrimos novos autores e obras da literatura brasileira brasileira e seus temas inovadores. O processo de interação entre os participantes também permite novas experiências envolvendo a coletividade, o compartilhamento de ideias, além da prática do debates, criando-se assim um ambiente agradável e de respeito mútuo envolvendo a leitura.

Biografia do Autor

Fernanda Mara Riera Carmona, UEMS

Discente do curso de Licenciatura em Letras da UEMS – Campo Grande

Susylene Dias de Araujo, UEMS

Docente do curso de Licenciatura em letras da UEMS – Campo Grande

Referências

Sem referências

Downloads

Publicado

2024-02-05

Como Citar

Riera Carmona, F. M., & Dias de Araujo, S. (2024). “Temas e formas na Literatura Brasileira Contemporânea”-O CLUBE DE LEITURA LYGIA FAGUNDES TELLES e a formação do leitor na Universidade. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9649

Edição

Seção

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES