MONITORIA NA DISCIPLINA HISTÓRIA DO TEATRO (2023) NO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA
Palavras-chave:
Monitoria, Ensino, História do TeatroResumo
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS por meio da Divisão de Estágio, Programas e Projetos de Ensino - DEPPE, vinculada a PróReitoria de Ensino – PROE possibiltou como discente do curso de Licenciatura em Dança a participação ao Programa Institucional de Monitoria – PIM (2023), com bolsa, sob a orientação do professor Me. Fernandes Ferreira de Souza na disciplina História do Teatro com o objtivo de contribuição para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. A carga horária de oito horas semanais foi cumprida com início em 11 de abril de 2023 e término em 31 de julho de 2023. Como plano de atividades cumpriu-se o acompanhamento dos conteúdos ministrados em sala de aula, acompanhamento das pesquisas realizadas pelos discentes, e o acompanhamento e auxílio no trabalho prático de conclusão da disciplina. Através de encontros quinzenais presenciais na UEMS, por informativos no Grupo de Whatsapp criado somente para o período da monitoria “Monitoria HT 1 ano” para facilitar a comunicação de informativos, sanação de dúvidas através dos enconstros presenciais e pelo Whatsapp pessoal da monitora, bem como, através do e-mail do professor e da monitora. O processo de monitoria foi introduzido pela apresentação do professor-orientador sobre a disponibilidade da monitora, e posteriormente através dos encontros presenciais houve a interação entre os discentes e a monitora para aproxiamação da convivencia e desenvolvimento de orientações sobre os processos educacionais para o melhor desempenho dos discentes na disciplina. As atividades se desenvolveram através de diálogos sobre preparação corporal, preparação cênica, formação dos grupos para realização do projeto final da disciplina, inclusão dos discentes que entraram posteiormente no curso dentro dos grupos, práticas de respiração consciente, repasse do cronograma da disciplina, elaboração de resumo da matéria a partir do ano cursado, estudo do roteiro prévio elaborado pelos discentes através dos grupos, exercícios para aquecimento vocal, informativos sobre as provas e apresentações, elaboração de material didático de apoio ao docente. Resultando em um satisfatório processo de revisão do conteúdo aprendido por parte da monitora, experiência prática quanto ao ensino, trocas de informações, estabelecimento de vínculo saudável com os discentes e com o orientador para desenvolvimento do conteúdo acadêmico e da experiêmcia prática de construção do aprendizado em sala de aula e para a cena.
Referências
Sem referências