INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA POR MEIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Integração, Observação, InstrumentoResumo
A integração das universidades com as escolas por meio do Programa de Residência Pedagógica (PRP), visa proporcionar aos estudantes de licenciatura o contato, durante a graduação, com a futura área de atuação, possibilitando aos discentes um maior entendimento sobre as práticas pedagógicas que auxiliam no processo da sua formação. O objetivo deste trabalho é discorrer sobre as experiências vividas ao longo do PRP, relatando as adversidades e desafios presentes na atuação docente. A metodologia utilizada foi levantamento bibliografico juntamente com as observações na Escola Estadual Joaquim Murtinho, localizada no centro da cidade de Campo Grande – MS. Os desafios que permeiam o profissional da educação são os mais variados, uma vez que a escola faz parte da sociedade e todas as contradições que existem nela, atravessam para o ambiente escolar. E ainda que não façam parte da formação acadêmica do professor, essas questões influenciam na sua atuação e devem ser sempre levadas em consideração. Por ser uma escola localizada no centro da cidade, a Escola Estadual Joaquim Murtinho possui alunos de diversos contextos, tornando-se um ambiente plural. A Geografia é uma área de conhecimento bastante abrangente, cujo objeto de estudo é o ser humano e a sua relação com o meio, cabendo a ela, enquanto disciplina escolar, abordar diversos assuntos. No entanto, o atual cenário de desvalorização das ciências humanas apresenta mais uma dificuldade a ser superada pelos docentes, os quais estão perdendo espaço na composição curricular. Os resultados obtidos evidenciam como a área de atuação do profissional da educação é dinâmica e repleta de desafios. Para os discentes de licenciatura, essa aproximação com a realidade é essencial para preparar de maneira adequada o futuro profissional, que, estando ciente das dificuldades, pode se preparar melhor para superar as objeções que surgem durante a atuação de todo profissional. Sendo assim, o Programa de Residência pedagógica se constroi enquanto um ótimo instrumento para formação de professores mais preparados e atualizados sobre a realidade que permeia o trabalho de um educador.
Referências
Sem referências