INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA POR MEIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Laura Gabriely Campos Andrade UEMS
  • Mirella Lacerda Teixeira de Souza UEMS
  • Airton Aredes UEMS

Palavras-chave:

Integração, Observação, Instrumento

Resumo

A integração das universidades com as escolas por meio do Programa de Residência Pedagógica (PRP), visa proporcionar aos estudantes de licenciatura o contato, durante a graduação, com a futura área de atuação, possibilitando aos discentes um maior entendimento sobre as práticas pedagógicas que auxiliam no processo da sua formação. O objetivo deste trabalho é discorrer sobre as experiências vividas ao longo do PRP, relatando as adversidades e desafios presentes na atuação docente. A metodologia utilizada foi levantamento bibliografico juntamente com as observações na Escola Estadual Joaquim Murtinho, localizada no centro da cidade de Campo Grande – MS. Os desafios que permeiam o profissional da educação são os mais variados, uma vez que a escola faz parte da sociedade e todas as contradições que existem nela, atravessam para o ambiente escolar. E ainda que não façam parte da formação acadêmica do professor, essas questões influenciam na sua atuação e devem ser sempre levadas em consideração. Por ser uma escola localizada no centro da cidade, a Escola Estadual Joaquim Murtinho possui alunos de diversos contextos, tornando-se um ambiente plural. A Geografia é uma área de conhecimento bastante abrangente, cujo objeto de estudo é o ser humano e a sua relação com o meio, cabendo a ela, enquanto disciplina escolar, abordar diversos assuntos. No entanto, o atual cenário de desvalorização das ciências humanas apresenta mais uma dificuldade a ser superada pelos docentes, os quais estão perdendo espaço na composição curricular. Os resultados obtidos evidenciam como a área de atuação do profissional da educação é dinâmica e repleta de desafios. Para os discentes de licenciatura, essa aproximação com a realidade é essencial para preparar de maneira adequada o futuro profissional, que, estando ciente das dificuldades, pode se preparar melhor para superar as objeções que surgem durante a atuação de todo profissional. Sendo assim, o Programa de Residência pedagógica se constroi enquanto um ótimo instrumento para formação de professores mais preparados e atualizados sobre a realidade que permeia o trabalho de um educador.

Biografia do Autor

Laura Gabriely Campos Andrade, UEMS

Discente do curso de Geografia – Licenciatura pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Mirella Lacerda Teixeira de Souza, UEMS

Docente de Geografia do Ensino Médio do Estado do Mato Grosso do Sul

Airton Aredes, UEMS

Docente orientador do núcleo de Geografia do Programa de Residência Pedagógica da UEMS

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-02-02

Como Citar

Campos Andrade, L. G., Lacerda Teixeira de Souza, M., & Aredes, A. (2024). INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA POR MEIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9644

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

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