RELATO DE EXPERIÊNCIA, PRP NA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM MURTINHO

Autores

  • Gabriel Calebe Rôa Mancilia UEMS
  • Ana Flávia Alexandre UEMS
  • Airton Aredes UEMS

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Joaquim Murtinho, Preceptor

Resumo

O Programa Residência Pedágogica, vem sendo de suma importãncia para nós, que estamos se formando para atuar na docência. E a oportunidade de reeintegrar o ambiente escolar, porém sob outra pesperctiva, a de um futuro profissional. Através deste programa, até o momento presente, onde fui aprovado para participar como residente na Escola Estadual Joaquim Murtinho, a partir do mês de maio, temos tido a oportunidade de conciliar teoria e prática, vivenciar metodologias, ter contato com situações que podem ocorrer durante o nosso momento de atuação no futuro, além de aprendermos várias outras questões relacionados ao ambiente escolar, como a montagem de planejamentos e o lançamento de frequência e notas, entre outras questões. Após essa breve introdução, esse trabalho tem como objetivo analisar de que forma o Programa Residência Pedagógica influência na formação de professores e a sua relação e o que o diferencia de um estágio comum obrigátorio. A metodologia desse trabalho é através de uma abordagem empírica por meio das experiências que estamos tendo na Escola Estadual Joaquim Murtinho, por meio do intermédio da preceptora professora Ana Flávia Alexandre em turmas do 3ºano do ensino médio e de Itinerário Formativo e através de referências bibliográficas que corcernem ao tema. Até o presente momento, os resultados parcias obtidos indicam que o Programa Residência Pedagógica desempenha um papel vital para a formação de professores, e se mostra mais benéfico do que um estágio comum obrigatório. Isso se deve pela sua estrutura que é mais organizada, por haver mais intermédio entre a escola e a universidade; à concessão de bolsas concedida aos alunos residentes, ao professor(a)s preceptores e ao professor orientador também dão um maior suporte ao envolvidos. Além disso, o contato com situções reais em sala de aula, lançamento de notas, freqûencia e a prática, como a montagem de planejamentos que estejam adequados a nova BNCC e aos recém – chegado, Itenerários Formativos, todo esse conjuto nos proporciona mais intimidade com o trabalho do docente. Com base nas informações supracitadas acima, podemos concluir que o Programa Residência Pedagógica vem contribuindo de maneira bastante útil na formação de futuros professores, principalmente pela exposição a situações reais de sala de aula e do ambiente escolar como um todo, o que causa impacto positivo na preparação dos estudantes para suas carreiras.

Biografia do Autor

Gabriel Calebe Rôa Mancilia, UEMS

Acadêmico residente

Ana Flávia Alexandre, UEMS

Professora preceptora

Airton Aredes, UEMS

Professor orientador

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-02-02

Como Citar

Rôa Mancilia, G. C., Alexandre, A. F., & Aredes, A. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA, PRP NA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM MURTINHO. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9642

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

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