INTEGRAÇÃO PESQUISA E ENSINO EM AQUICULTURA - PEG PISCICULTURA DA TEORIA À PRÁTICA: CULTIVAR É FÁCIL (ANO VII)

Autores

  • Fernando da Silva Cabanha UFGD
  • Daniele Menezes Albuquerque UFGD

Palavras-chave:

Inovação, Piscicultura, Projeto de graduação.

Resumo

A graduação de Engenharia de Aquicultura contém uma carga horária de componentes curriculares voltados às atividades práticas em ambientes laboratoriais. No intuito de consolidar os conhecimentos teóricos em vivencias praticas, atividades em laboratório torna-se uma alternativa didática e atrativa para cativar os alunos e inseri-los no campo da pesquisa. O projeto de ensino e graduação teve como objetivo a implantação de uma unidade demonstrativa de recirculação de água destinada ao cultivo de tilápias do Nilo, além da iniciação na prática em microscopia e suas técnicas de manuseio. As atividades foram desenvolvidas no laboratório de aquicultura, pertencente à Faculdade de Ciências Agrárias da UFGD. Durante o período de projeto, cinco sistemas independentes de recirculação de água foram arranjados e montados. Cada sistema foi composto por três caixas d'água interligadas, projetados para compor um ambiente ideal para a criação de peixes. Para manter os parâmetros da água em condições satisfatórias, cada conjunto de caixas d'água possuíam um filtro mecânico para a remoção das partículas sólidas e um filtro biológico para a ação de quebra de compostos nitrogenados pela ação de bactérias nitrificantes. Outra atividade realizada, foi condução de ensaios para a visualização e identificação das características sexuais das gônadas de alevinos de tilápia do Nilo. Para a realização desses ensaios, alevinos previamente fixados em formol 10% foram utilizados. Primeiramente, os mesmos eram deixados em água corrente no intuito de remover o excesso do químico e dos possíveis vapores tóxicos que poderiam estar presentes no material. Posteriormente, com o auxílio de tesouras e bisturis, os alevinos eram abertos permitindo o acesso às gônadas, que minuciosamente eram removidas e colocadas em lâminas de vidro para posterior observação sob o microscópio. Como resultado do projeto, foi possível implementar com sucesso a unidade demonstrativa de recirculação de água no laboratório de aquicultura. Essas unidades além de terem servidos como base experimental para a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso, também proporcionaram um ambiente controlado e replicável para futuras pesquisas, permitindo o estudo de diferentes variáveis que afetam o crescimento e o desenvolvimento dos peixes. No ensaio de visualização e identificação das gônadas, obtivemos informações importantes sobre o manuseio e a forma de identificar o sexo de alevinos de tilápia do Nilo. Essas informações serão úteis para o planejamento de futuras estratégias de criação de pescado, como o controle de populações monosexos, seleção de reprodutores e o monitoramento da reprodução. Esses resultados são importantes para a pesquisa e o desenvolvimento da aquicultura, contribuindo para o avanço do conhecimento e para a melhoria das práticas de criação de peixes. Portanto, a experiência obtida com o projeto de ensino, permitiu o amadurecimento acadêmico e profissional proporcionando uma compreensão mais profunda dos princípios da aquicultura e das técnicas de pesquisa.

Biografia do Autor

Fernando da Silva Cabanha, UFGD

Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Agrárias, Dourados-MS

Daniele Menezes Albuquerque, UFGD

Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Agrárias, Dourados-MS

Referências

Sem referências

Downloads

Publicado

2024-02-02

Como Citar

da Silva Cabanha, F., & Menezes Albuquerque, D. (2024). INTEGRAÇÃO PESQUISA E ENSINO EM AQUICULTURA - PEG PISCICULTURA DA TEORIA À PRÁTICA: CULTIVAR É FÁCIL (ANO VII). ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9639

Edição

Seção

ENGENHARIAS