A TEORIA E A PRÁTICA: FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Ana Paula Joner Colpo UEMS
  • Milleni Sierpinski de Lima UEMS
  • Eliane Terezinha Tulio Ferronatto UEMS

Palavras-chave:

Programa, Formação, Vivências

Resumo

Verificamos que atualmente, há muitos professores que se formam sem ter tido uma experiência valiosa em sala de aula, ou seja, professores com muita teoria porém com pouco conhecimento sobre a prática do dia a dia. Compreendemos a necessidade de um conhecimento no “chao da escola” que possa contribuir para a formação docente e que auxilia ao professor iniciante a fazer a ligação entre a teoria e a prática. O Programa PIBID, é fundamental para dar essa “liga” entre a teoria e a prática. Neste trabalho iremos relatar a nossa participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) durante o primeiro semestre de 2023. Diante disso, será abordada nossas vivências, durante o decorrer do programa, na Escola Municipal Educar para Crescer. Inicialmente,a função que exercemos é ser uma professora de apoio ou monitora, auxiliando a professora em sala de aula, ajudando na resolução de atividades e também estando em contato próximo com aqueles alunos que possuem algum certo nível de defasagem no aprendizado. Sendo que, a idade que trabalhamos é com séries iniciais, com crianças do primeiro ano e terceiro ano, que possuem de 6 a 9 anos de idade. Esse contato com a professora, com a sala de aula e com as crianças, nos dá subsidio para compreendermos a dinâmica desso dia a dia da profissão docente. Essa dinamica entre nós, pibidianas e as professoras da escola é realizada de forma colaborativa, auxiliamos a professora nas necessidades reais da sala de aula, realizamos projetos, oficinas, atividades pensadas na universidades e colocadas em práticas na escola. Diante de tal exposto, ao final, dessa jornada, esperamos desenvolver habilidades práticas e absorver conhecimentos teóricos para, ao se depararmos com situações inusitadas, conseguirmos resolvê-los. Além disso, é de suma relevância, uma vez que determinaremos qual tipo de professores queremos nos tornar e a partir das tendências pedagógicas, qual a melhor prática que irá se adequar aos alunos e as suas necessidades. Dessa forma, interligando as teorias apreendidas nas disciplinas do Curso de Pedagogia com a prática vivenciada na sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental estamos incorporando bagagem suficiente para, ao nos diplomar pedagogas, sermos capazes de enxergar a realidade educacional e compreender como cada criança se desenvolve, conhecendo suas especifidades, os conhecimentos que trazem de suas casas e saber como trabalhá-las. Portanto, sempre que surgir oportunidades, para estar em contato com o ambiente de trabalho que pretendemos futuramente nos profissionalizar, A nossa participação em processo de formação inicial nas atividades desenvolvidas no dia a dia em sala de aula tem como objetivo contribuir para a articulação entre teoria e prática necessária à formação docentes, elevando assim a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura, bem como proporcionar a nós, futuros professores, a oportunidades de criação bem como participação em experiências metodológicas e práticas docentes inovadora. Verificamos que atualmente, há muitos professores que se formam sem ter tido uma experiência valiosa em sala de aula, ou seja, professores com muita teoria porém com pouco conhecimento sobre a prática do dia a dia. Compreendemos a necessidade de um conhecimento no “chao da escola” que possa contribuir para a formação docente e que auxilia ao professor iniciante a fazer a ligação entre a teoria e a prática. O Programa PIBID, é fundamental para dar essa “liga” entre a teoria e a prática. Neste trabalho iremos relatar a nossa participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) durante o primeiro semestre de 2023. Diante disso, será abordada nossas vivências, durante o decorrer do programa, na Escola Municipal Educar para Crescer. Inicialmente,a função que exercemos é ser uma professora de apoio ou monitora, auxiliando a professora em sala de aula, ajudando na resolução de atividades e também estando em contato próximo com aqueles alunos que possuem algum certo nível de defasagem no aprendizado. Sendo que, a idade que trabalhamos é com séries iniciais, com crianças do primeiro ano e terceiro ano, que possuem de 6 a 9 anos de idade. Esse contato com a professora, com a sala de aula e com as crianças, nos dá subsidio para compreendermos a dinâmica desso dia a dia da profissão docente. Essa dinamica entre nós, pibidianas e as professoras da escola é realizada de forma colaborativa, auxiliamos a professora nas necessidades reais da sala de aula, realizamos projetos, oficinas, atividades pensadas na universidades e colocadas em práticas na escola. Diante de tal exposto, ao final, dessa jornada, esperamos desenvolver habilidades práticas e absorver conhecimentos teóricos para, ao se depararmos com situações inusitadas, conseguirmos resolvê-los. Além disso, é de suma relevância, uma vez que determinaremos qual tipo de professores queremos nos tornar e a partir das tendências pedagógicas, qual a melhor prática que irá se adequar aos alunos e as suas necessidades. Dessa forma, interligando as teorias apreendidas nas disciplinas do Curso de Pedagogia com a prática vivenciada na sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental estamos incorporando bagagem suficiente para, ao nos diplomar pedagogas, sermos capazes de enxergar a realidade educacional e compreender como cada criança se desenvolve, conhecendo suas especifidades, os conhecimentos que trazem de suas casas e saber como trabalhá-las. Portanto, sempre que surgir oportunidades, para estar em contato com o ambiente de trabalho que pretendemos futuramente nos profissionalizar, A nossa participação em processo de formação inicial nas atividades desenvolvidas no dia a dia em sala de aula tem como objetivo contribuir para a articulação entre teoria e prática necessária à formação docentes, elevando assim a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura, bem como proporcionar a nós, futuros professores, a oportunidades de criação bem como participação em experiências metodológicas e práticas docentes inovadora. 

Biografia do Autor

Ana Paula Joner Colpo, UEMS

Discente da UEMS

Milleni Sierpinski de Lima, UEMS

Discente da UEMS

Eliane Terezinha Tulio Ferronatto, UEMS

Docente da UEMS

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-02-01

Como Citar

Joner Colpo, A. P., Sierpinski de Lima, M., & Tulio Ferronatto, E. T. (2024). A TEORIA E A PRÁTICA: FORMAÇÃO DOCENTE. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9633

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

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