PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA ESTADUAL GENERAL MALAN, CAMPO GRANDE – MS

Autores

  • Rebeca Fernanda Batista Costa UEMS
  • Airton Aredes UEMS
  • Alan de Oliveira Quadros UEMS

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Didática

Resumo

O presente resumo tem por objetivo descrever, em forma de relato de experiência, o que está sendo vivenciado enquanto discente do curso de Geografia – Licenciatura no Programa de Residência Pedagógica (PRP) na Escola Estadual General Malan, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, alguns dos objetivos do PRP são: fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura; contribuir para a construção da identidade profissional docente; e induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula. Acerca dessa realidade, este resumo foi construído a partir das percepções pessoais das estratégias adotadas pelo preceptor responsável pela minha residência pedagógica, as quais foram: observação das aulas, coparticipação, regências, participação nas atividades escolares, elaboração de materiais didáticos e organização do trabalho docente. Todo planejamento foi elaborado coletivamente, através de reuniões, e as atividades foram desenvolvidas com estudantes do 3º ano do Ensino Médio. As primeiras aulas serviram para ambientação, onde através de observações foi possível observar a postura e didática do preceptor, bem como realizar a contextualização da turma e da escola. O segundo momento foi de coparticipação, sanando dúvidas dos estudantes, realizando correções das atividades e auxiliando o professor na aplicação das provas mensais. Após algumas semanas, iniciaram-se as realizações das regências onde, sob orientação do preceptor, diversas metodologias foram aplicadas, tais como: aula expositiva e dialogada com auxílio do quadro e marcador; aula expositiva e dialogada com slides projetados no quadro; e diferentes metodologias ativas. Concomitantemente, com outros colegas do PRP e sob orientação do professor preceptor, fizemos a elaboração de provas e de materiais didáticos para auxiliar os estudantes nas suas respectivas rotinas de estudos. Por se tratar de estudantes do último ano do Ensino Médio, adotamos como estratégia, visando contribuir para o ingresso desses estudantes no ensino superior, a produção de material didático em formato de caderno de questões com gabarito, onde selecionou-se questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de vestibulares de universidades de diversas localidades do Brasil. Diante do exposto, considero que todas as atividades propostas pelo preceptor estão sendo satisfatóriamente desenvolvidas, e tem contribuído de maneira significativa para meu amadurecimento enquanto futura docente. A didática, profissionalismo e orientação do professor preceptor tem sido um diferencial em diversos âmbitos, proporcionando minha evolução teórica, didática e pedagógica. As relações interpessoais com o corpo docente, administrativo e discente da escola são caros para que os objetivos do PRP sejam atingidos. O alinhamento entre coordenador, residentes e preceptor evidenciaram trocas teórico-metodológicas que aproximam a academia do ensino básico, fortalecendo o ensino e a aprendizagem e enriquecendo às aulas de Geografia.

Biografia do Autor

Rebeca Fernanda Batista Costa, UEMS

Discente do curso de Geografia, Licenciatura, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Airton Aredes, UEMS

Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Alan de Oliveira Quadros, UEMS

Docente da Escola Estadual General Malan

Referências

Sem referências

Downloads

Publicado

2024-02-01

Como Citar

Batista Costa, R. F., Aredes, A., & de Oliveira Quadros, A. (2024). PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA ESTADUAL GENERAL MALAN, CAMPO GRANDE – MS. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9632

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>