RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APRENDIZADOS E DESAFIOS

Autores

  • Felipe Lins Santos UEMS
  • Ana Flávia Alexandre UEMS
  • Airton Aredes UEMS

Palavras-chave:

Residência Pedagógica

Resumo

A residência pedagógica é uma fase muito importante na formação de professores para o ensino básico, proporcionando uma imersão dentro da escola ou instituição de ensino e a práxis do ambiente escolar. Neste resumo, abordaremos minha experiência de seis meses de observação e cooparticipação nas aulas do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Joaquim Murtinho, com início em março de 2023, com os meses de junho e julho dedicados ao planejamento de aulas e lançamento de notas. Além disso, destacarei os ensinamentos recebidos da professora preceptora do programa de residência pedagógica. Durante esses seis meses, dediquei-me à observação de aulas do terceiro ano do ensino médio. Essa fase proporcionou mais um aprendizado do ambiente escolar e das dinâmicas de sala de aula. Pude perceber, observando a interação com os alunos e a aplicação de estratégias pedagógicas, na minha perspectiva, que cada escola tem sua estrutura de ensino e prática diferente. Em seguida, participei ativamente nas aulas, cooperando com o professor titular. Essa experiência nos permite desenvolver ou melhorar as habilidades de comunicação e interação com os alunos, além de ganhar confiança para ministrar aulas. O mês de julho foi dedicado ao planejamento de aulas e à preparação de conteúdos bimestrais, uma etapa fundamental para o sucesso das regências futuras. Aprendi a lançar notas no sistema e participei da correção de provas, compreendendo a importância da avaliação formativa. A professora preceptora
desempenha um papel fundamental na residência pedagógica, compartilhando valiosas metodologias de ensino, enfatizando a importância da postura dentro e fora da sala de aula. A pontualidade e assiduidade foram destacadas como essenciais para a credibilidade e o respeito dos alunos. A organização foi enfatizada para evitar contratempos e confusão do que foi planejado. Fui instruído de como desenvolver conteúdos densos de forma eficaz, priorizando os conceitoschave e promovendo a compreensão direta. A exposição na lousa é abordada de maneira objetiva, facilitando a compreensão dos alunos. À medida que avançamos para o período de regências, teremos a oportunidade de aplicar esses ensinamentos na prática. A regência de aulas ministradas por nós, terá a avaliação da professora preceptora, e será um desafio importante que deve se iniciar nos próximos meses. No entanto, com a base sólida de conhecimentos e experiências adquiridas durante o projeto residência pedagógica, até o devido momento, foi um ótimo período de preparo para enfrentar essa etapa. A residência pedagógica no ensino médio tem sido uma jornada de aprendizado em experiências práticas e ensinamentos. Essa vivência tem sido fundamental para minha formação como professor, preparando-me para os desafios que enfrentarei na carreira docente.

Biografia do Autor

Felipe Lins Santos, UEMS

Discente do curso de Geografia – Licenciatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Ana Flávia Alexandre, UEMS

Docente da Escola Estadual Joaquim Murtinho – Preceptora do PRP

Airton Aredes, UEMS

Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Orientador

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-02-01

Como Citar

Lins Santos, F., Alexandre, A. F., & Aredes, A. (2024). RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APRENDIZADOS E DESAFIOS. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9631

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

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