REORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DE LEITURA EM AÇÕES DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – SUBPROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA – JARDIM -MS
Palavras-chave:
Subprojeto de Língua Portuguesa, Espaço de leituras, Recomposição de linguagensResumo
O Programa Residência Pedagógica – PRP – CAPES/UEMS/2022-2023 tem por um dos objetivos inserir o (a) acadêmico (a) em formação nas vivências e experiências de sala de aula no Ensino Médio. O Subprojeto de Língua Portuguesa – Letras – Unidade de Jardim segue as orientações do Projeto Institucional aprovado pela CAPES. A realidade do retorno ao presencial, após o período pandêmico – Covid 19, causou um certo afastamento dos jovens aos espaços de leitura e do contato direto com os livros físicos. Os espaços ficaram durante um período de quase três anos sem uma circulação, isto foi avaliado como algo a ser retomado e necessário, enquanto, estratégia em prol da Recomposição dos Processos de Aprendizagem e demais ações pedagógicas. E para esta comunicação apresenta um recorte de uma das ações de vivência em sala de aula no Novo Ensino Médio – no período de março a abril/2023 – na escola-campo de Jardim – MS com o objetivo de incentivar, promover efetivamente o espaço de leitura e o contato com o livro físico. Diante desta realida - de, descrevemos parte da experiência na organização do espaço de leitura de uma escola estadual de Tempo Integral. Para os processos metodológicos, seguiu-se as orientações da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental e as orientações da Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul – SED/MS. Os resultados alcançados contribuíram para a adesão da comunidade estudantil ao espaço de leitura organizado pelas residentes do Subprojeto de Língua Portuguesa, uma média de 100 jovens circulam semanalmente em leituras programadas (período matutino e vespertino). Os impactos para a vivência dos profissionais da área de Letras em formação foi a valorização, a organização do acervo bibliográfico, o antes e o depois contribuíram para a visão de inserção da leitura e de projetos na área de linguagens. As ações vivenciadas na organização do espaço de leitura da escola-campo reverteram em prol da recomposição de saberes.
Referências
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