VIVÊNCIAS NO PROJETO DE ENSINO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS TERRITORIAIS-LAET

Autores

  • Milena Almeida Ferreira UEMS
  • Adriana Maria Guntzel UEMS
  • Vera Lúcia Freitas Marinho UEMS

Palavras-chave:

Laboratório de Estudos, Organização da Informação, Acesso à Informação

Resumo

O Laboratório de Estudos Territoriais – LAET foi criado para subsidiar estudos gerais ao conjunto das disciplinas e ações pedagógicas e técnicas que compõe os Cursos de Geografia, Licenciatura Plena e Bacharelado, da Unidade Universitária de Campo Grande, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. O presente projeto se justifica no sentido de fomentar o potencial do Laboratório para ampliar os espaços de aprendizagem dos discentes de graduação; e o multiúso de recursos como suporte permanente para o ensino, pesquisa e a extensão, podendo ainda comportar reuniões e atividades vinculada aos grupos de pesquisa, como também ações em parceria com outros cursos e instituições de caráter educacional, como palestras, apresentações de trabalhos, projetos e rodas de conversa entre orientandos de graduação e pós-graduação, visando estimular os alunos na verticalização. Tem como objetivo Acompanhar as atividades práticas de ensino; fomentar e auxiliar trabalhos técnicos, projetos de pesquisa e grupos de estudo integrados aos cursos; promover as potencialidades de multiúso do Laboratório de Estudos Territoriais; Realizar o levantamento, a organização e a catalogação do acervo de bens, materiais e equipamentos, criando um banco documental do laboratório. Foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: o levantamento documental para gerar uma catalogação e registros do acervo permanente, a realização de reuniões periódicas visando o planejamento e acompanhamento das ações desenvolvidas no LAET, a criação de uma agenda de ações vinculadas ao laboratório que permitiu ampliar a sua estruturação e potencialização do uso. Os resultados obtidos no desenvolvimento do projeto foram a dinamização do acesso à informação para os alunos com a lista de livros e a programação semanal disponível em forma online através do linktree com acesso pelos QR codes que foram distribuídos pela universidade ou pela conta do Instagram que foi criado com o intuito de universalizar o acesso e divulgar as atividades realizadas durante o semestre e fomentar o uso do laboratório e o seu acervo. Com a criação de mídias sociais espera-se que o laboratório tenha mais notoriedade e os alunos tenham acesso aos materiais de forma facilitada através da lista disponível de forma online, assim como acesso à programação com os projetos semanais que acontecem no mesmo.

Biografia do Autor

Milena Almeida Ferreira, UEMS

Estudante do Curso de Geografia – Bacharelado – UEMS – Campo Grande

Adriana Maria Guntzel, UEMS

Professora do Curso de Geografia – Licenciatura e Bacharelado – UEMS – Campo Grande

Vera Lúcia Freitas Marinho, UEMS

Professora do Curso de Geografia – Licenciatura e Bacharelado – UEMS – Campo Grande

Referências

Sem referências

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

Almeida Ferreira, M., Guntzel, A. M., & Freitas Marinho, V. L. (2024). VIVÊNCIAS NO PROJETO DE ENSINO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS TERRITORIAIS-LAET. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9625

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.