MONITORIA DE TEORIA E HISTÓRIA DA ARTE I PARA OS CURSOS DE DANÇA E TEATRO

Autores

  • Julia Mansur Costa UEMS
  • Lia Vieira da Silva Tiaen UEMS
  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira UEMS

Palavras-chave:

Dança, Monitoria, Teatro

Resumo

O presente estudo é resultado do trabalho de monitoria da disciplina Teoria e História da Arte I ministrada pelo
Professor Doutor Marcos Antônio Bessa-Oliveira, acompanhado da professora auxiliar e mestranda Vitória Pavan, nos
cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Teatro ofertados na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,
Unidade Universitária de Campo Grande, instituição de financiamento da bolsa, durante o primeiro semestre de 2023. A
partir das vivências compartilhadas entre as monitoras bolsistas Júlia Mansur Costa, acadêmica de Dança, e Lia Vieira
da Silva Tiaen, acadêmica de Teatro, o presente resumo tem como objetivo principal estabelecer um registro teórico do
trabalho concluído. Com enfoque nas atividades avaliativas desenvolvidas pelos alunos do primeiro ano, no primeiro
semestre de 2023, buscamos traçar as principais dificuldades que estes apresentaram em relação à disciplina ministrada,
para, então, entender a realidade dos ingressantes na UEMS e como se relacionaram com os respectivos cursos logo no
primeiro semestre. Para estabelecer tal análise, a pesquisa esteve ancorada na metodologia comparativa partindo das
correções dos trabalhos avaliativos que os alunos desenvolveram, estabelecendo uma relação de compreensão, ou não,
por parte deles com base nas instruções do professor titular. Desse modo, foram revisitadas as entregas de produções
textuais junto dos comandos registrados na plataforma Moodle, utilizada para entrega de atividades remotas, na
condição de material para análise comparativa, bem como as conversas registradas por mensagens entre as monitoras e
alunos do primeiro ano acerca de dúvidas e questionamentos. Foi perceptível, de maneira geral, que as turmas de Teatro
e Dança que ingressaram em 2023 tiveram dificuldades de compreensão tanto do modo de como elaborar a escrita dos
conteúdos estudados, como na formatação destes trabalhos acadêmicos dentro das normas padrão da ABNT fornecidas
pelo professor. Diante do contexto aqui exposto, entendemos a importância da escrita deste processo como material de
análise da realidade dos ingressantes da universidade, buscando contribuir para futuras reformulações no plano de
ensino da disciplina e atuação do professor titular junto da professora auxiliar e futuras monitoras. Ademais, olhar para
o processo enquanto acadêmicas de graduação tem relevância na formação em licenciatura, nos permitindo avançar o
olhar para a realidade da docência. Ainda, é importante frisar que este trabalho foi realizado com base em uma única
disciplina das seis que foram ofertadas no primeiro semestre de 2023, portanto, o que se pode concluir a respeito da
turma está restrito no cenário vivido pelas monitoras e alunos junto do professor doutor Marcos Antônio Bessa-Oliveira
e da professora auxiliar e mestranda Vitória Pavan, sendo possivelmente diferente nas demais disciplinas.

Biografia do Autor

Julia Mansur Costa, UEMS

Acadêmica do curso de licenciatura em Dança

Lia Vieira da Silva Tiaen, UEMS

Acadêmica do curso de licenciatura em Teatro

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, UEMS

Professor orientador da monitoria e mediador da disciplina.

Referências

Sem referências

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

Mansur Costa, J., Vieira da Silva Tiaen, L., & Bessa-Oliveira, M. A. (2024). MONITORIA DE TEORIA E HISTÓRIA DA ARTE I PARA OS CURSOS DE DANÇA E TEATRO. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9624

Edição

Seção

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.