RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM BIOLOGIA: BUSCA ATIVA DE ALUNOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL

Autores

  • Izabel Melz UEMS
  • Andrêssa Gomes de Rezende Alves UEMS
  • Leandro Fleck UEMS

Palavras-chave:

Ensino remoto, Evasão escolar, Pandemia da Covid-19

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a estratégia de Busca Ativa Escolar (BAE) realizada nas atividades do Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma escola estadual de Mundo Novo/MS. Ressalta-se que as escolas estaduais, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SED/MS), recorreram a BAE em função das medidas para o combate da COVID-19. O distanciamento escolar inibiu o acesso dos alunos à escola e, consequentemente, foi considerado desafio para os sistemas públicos de ensino. A BAE pode ser entendida como uma metodologia que auxilia na busca de estudantes fora da escola ou que correm o risco de abandono escolar. Trata-se de um conceito criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e pela União dos dirigentes Municipais de Educação e se traduz em soluções elaboradas pelas organizações internacionais, nacionais e instituições privadas embasadas em pesquisas que não contemplam o contexto nacional e as pesquisas produzidas pelas universidades públicas brasileiras e, tampouco, foram consultadas as entidades e associações científicas nacionais. Entre as atividades realizadas no PRP, subprojeto Biologia, foi a busca ativa pelos alunos que não se encontravam participando das atividades propostas pela professora preceptora. De acordo com as orientações da secretaria a busca ativa teve como proposta fazer uma aproximação entre instituição escolar e alunos, além de se caracterizar, segundo a SED/MS, como uma estratégia para assegurar que toda a criança e adolescente sejam incluídos na escola, o que se deve a possibilidade de identificação dos motivos que levam a evasão escolar. Sem, contudo, considerar as condições sociais, econômicas e tecnológicas das famílias. Após o decreto do Governador, para alunos com cinco dias de faltas escolares, escola deve entrar em contato com a família; após quinze dias deve-se acionar o Conselho Tutelar do Município e, em seguida, o Ministério Público, para que fossem tomadas as providências, possibilitando, segundo a SED/MS a diminuição de abandono escolar/evasão escolar. A residente trabalhou com a turma do 1º ano “A”, contabilizando 7 alunos com mais de 5 faltas escolares, porém deste total somente 4 contavam com cadastro atualizado, foi enviado mensagem de texto por meio do aplicativo WhatsApp. No entanto, não houve feedback dos alunos e/ou responsáveis, para que ocorresse o retorno dos estudantes à escola. A acadêmica sugeriu para a preceptora, a elaboração de um espaço contendo as atualizações de contato em anexo as Atividades Pedagógicas Complementares, enviadas todos os meses para os alunos durante a pandemia, porém, o pedido foi negado, pois as aulas iriam retornar presencialmente. No início do 3º Bimestre contabilizavam-se 44 alunos matriculados, onde 30 alunos frequentavam as aulas normalmente, 10 foram transferidos e 4 evadidos. As atividades do PRP proporcionaram acompanhar as medidas da SED/MS diante da pandemia com a BAE. Tal estratégia evidenciou que as disputas pela política educacional foram intensas no contexto pandêmico e levou a SED/MS adotar políticas orientadas pelas organizações privadas. Essas experiências propiciaram conhecimentos das disputas que o setor educacional enfrenta e enaltece a necessidade de defesa da escola pública com sentido público.

Biografia do Autor

Izabel Melz, UEMS

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na Unidade Universitária de Mundo Novo

Andrêssa Gomes de Rezende Alves, UEMS

Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na Unidade Universitária de Campo Grande

Leandro Fleck, UEMS

Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na Unidade Universitária de Mundo Novo

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-01-30

Como Citar

Melz, I., Gomes de Rezende Alves, A., & Fleck, L. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM BIOLOGIA: BUSCA ATIVA DE ALUNOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9621

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

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