PIZZA DE FRAÇÕES EQUIVALENTES
Palavras-chave:
Material Didático, Matemática, Ensino FundamentalResumo
Alguns materiais didáticos promovem a interação entre os alunos e contribuem com a aprendizagem de conceitos matemáticos, com o desenvolvimento do raciocínio lógico e conhecimentos gerais, além de auxiliar no apoio a questões afetivas, físico-motor e social. Nessa perspectiva, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Matemática da UEMS/Cassilândia-MS, orientados pelos professores supervisores e coordenação de área, desenvolvem várias atividades utilizando materiais didáticos nas escolas em que atuam. Neste trabalho relataremos sobre uma das atividades realizadas por meio de um material didático. O objetivo da atividade foi contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem de frações dos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual São José em Cassilândia-MS. A atividade teve duração de aproximadamente duas horas e o foco foi tratar o conceito de frações equivalentes. Vale ressaltar que a atividade foi realizada em duas turmas do sexto ano separadamente, sexto ano A e sexto ano B. O material didático foi confeccionado reutilizando caixas de pizza. Para a construção de um kit do material, recortamos cinco discos iguais de caixa de pizza, deixamos um disco inteiro representando uma pizza inteira, dividimos o segundo disco em duas partes iguais e pintamos de cor alaranjada representando o tomate, o terceiro disco foi dividido em 4 partes iguais e pintamos de amarelo representando o queijo, o quarto disco foi dividido em 6 partes iguais e pintamos de verde representando o pimentão e o quinto disco foi dividido em 8 partes iguais e pintamos de vermelho representando a calabresa. Os alunos foram organizados em grupos e cada grupo recebeu um Kit do material didático supramencionado. Em seguida foi realizada uma breve explanação sobre o que são frações equivalentes e fizemos alguns exemplos utilizando giz e lousa e o material didático para orientar os alunos em relação ao material do Kit. Posteriormente solicitamos que os alunos formassem uma pizza sendo metade de tomate e metade de calabresa, de maneira que os alunos tinham que organizar na mesa 2 partes do disco alaranjado e 4 partes do disco vermelho, associando a fração quatro oitavos a meio. E assim sucessivamente, solicitamos que fizessem um inteiro utilizando metade de um ingrediente e metade de outro ingrediente. Constantemente perguntávamos se a fração estava correta e se eles achavam que as frações eram ou não equivalentes. O que possibilitou discussões sobre frações equivalentes, pois meio, dois quartos, três sextos e quatro oitavos são frações equivalentes. Todos os alunos participaram da atividade e a aula permitiu a interação entre todos os presentes. Observamos que os alunos tiveram facilidade em manipular o material didático e fazer a organização do inteiro utilizando as frações dos discos solicitados. Assim, concluímos que o material didático contribuiu para que realizássemos uma aula mais interativa, despertando o interesse dos alunos pelo tema e facilitando a compreensão deles em relação ao conceito de frações equivalentes
Referências
Sem referências