RELAÇÕES ENTRE ENSINO SUPERIOR E LIDERANÇA: PROPOSIÇÃO DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE DADOS ABERTOS BRASILEIROS
Palavras-chave:
Ensino Superior, Liderança, DiversidadeResumo
As empresas exercem papel fundamental no andamento social, podendo contribuir de maneira significativa, com impactos de ordem simbólica e/ou material. As decisões tomadas em tais organizações dependem, em grande parte, das lideranças que nelas trabalham – profissionais que, muitas vezes, são formados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e obtiveram a oportunidade de ingressar em cargos de hierarquia mais alta justamente em razão de seus conhecimentos. Questões de diversidade, representatividade, inovação e geração de valor, amplamente discutidas atualmente, são temas vinculados entre si e que impactam processos, estratégia e o resultado dos negócios, sendo decisivos para o desenvolvimento e sobrevivência das organizações. Quando relacionados à pesquisa, tais tópicos podem ser observados em dados de gênero, raça e idade dos líderes, por exemplo. No mais, é válido dizer que essa pauta permeia a gestão em todos os níveis e departamentos – e não só o setor de Recursos Humanos ou em altas instâncias de poder. Por esse motivo, o presente estudo visa identificar padrões e correlações entre liderança nas empresas e formação acadêmica, a partir de pesquisas de divulgação pública e dados abertos. Trata-se de estudo exploratório quantitativo, com a finalidade de realizar análises preliminares para entender os cenários e evidenciar a correlação entre o meio acadêmico e o mercado de trabalho no que tange aos cargos e atividades de gestão, unindo diferentes elos para compreender de maneira conjunta: os impactos da formação acadêmica nos cargos de gestão/liderança (que aqui se consideram sinônimos), as correlações entre meio acadêmico e empresarial em alguns dos principais desafios enfrentados hoje no mundo corporativo, além de avaliar a existência de vínculos entre questões de diversidade e representatividade na relação entre academia e lideranças organizacionais. Serão contempladas estatísticas sobre cargos de gestão nas empresas e os dados que existem no Brasil relacionados ao Ensino Superior, observando-se a presença de profissionais em diferentes setores produtivos, segundo recortes de gênero, raça e região. Para tanto, serão utilizados dados de órgãos de classe de profissões vinculadas à gestão, dados de Associações Comerciais, informações de sindicatos, dados do IBGE, dados do Censo da Educação Superior e demais pesquisas relacionadas feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP) e pela Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed), Mapa do Ensino Superior no Brasil (do Instituto Semesp). Também serão consultadas pesquisas sobre liderança feminina, gestão em Contabilidade e Finanças, além de dados demográficos que embasem o entendimento dos diferentes cenários. Com base nestes dados será possível contribuir no entendimento de como estão configuradas as lideranças, compreendendo sua vinculação com ensino, gênero, idade e raça, corroborando com as análises empíricas (que apenas um estereótipo e perfil é contemplado em altos cargos) ou confrontando-as de forma a dar suporte às políticas de inclusão, que pretende tornar o universo profissional equilibrado em relação a diversidade humana.
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