O USO DE FRAÇÕES NO COTIDIANO DOS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
matemática, conhecimento, alunosResumo
As frações são representações matemáticas da razão entre dois números inteiros que exercem papel fundamental em todas as áreas da matemática, por essa razão, torna-se indispensável o seu aprendizado já no ensino fundamental. Tendo em vista que se trata de um conceito que pode ser abstrato, principalmente quando estudado no ensino fundamental, é necessário utilizar estratégias pedagógicas que viabilizem o seu entendimento, tal como a materialização, a partir do uso de recursos pedagógicos como jogos, brincadeiras, materiais manipuláveis, entre outros. Neste trabalho relatamos uma ação do PIBID realizada por meio da coparticipação em sala de aula de uma acadêmica do Curso de Matemática da UEMS/Cassilândia, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), orientada pela supervisora e pela coordenadora do PIBID. O objetivo da ação foi contribuir com a aprendizagem de frações pelos alunos do sexto ano da Escola Estadual São José em Cassilândia-MS. Para isso, foram confeccionadas representações ilustrativas, com círculos recortados de cartolinas coloridas com a marcação das representações figurais e numéricas de frações, para levar os alunos a adquirir e/ou ampliar os conhecimentos a respeito do assunto. Inicialmente os alunos foram questionados sobre seus conhecimentos prévios quanto às frações Em seguida, foram organizados em 5 grupos e instruídos a recortarem os círculos da seguinte forma: um círculo em duas partes iguais, obtendo duas partes de 1/2 do círculo; o outro círculo em três partes iguais, obtendo três partes de 1/3 do círculo; outro círculo em quatro partes iguais, obtendo 4 partes de 1/4 do círculo; e, por fim, outro círculo em cinco partes iguais, obtendo 1/5 do círculo. Nosso objetivo foi o de que visualizassem o quanto cada fração representava do todo. No final da aula, realizamos uma avaliação diagnóstica por meio de exercícios interativos em que os alunos foram questionados sobre qual era a fração que representava um todo divido em determinadas partes, além de suas utilizações no dia a dia dos alunos, como na divisão de pizzas e bolos. Os alunos apresentaram facilidade ao desenvolver a atividade, haja vista que o conteúdo já havia sido trabalhado anteriormente pela professora. Durante a execução da atividade, os alunos puderam socializar seus conhecimentos com os colegas e partilhar de um momento fora do habitual para a construção do conhecimento. Ademais, os alunos tiveram o conceito de fração materializado de forma dinâmica por meio de material didático – os círculos e os recortes – e ampliaram a capacidade de discernimento das frações no cotidiano. Para a acadêmica, o trabalho foi de suma importância para a expansão da sua autonomia na iniciação à docência, permitindo-lhe ter uma experiência docente ainda em seu primeiro ano de graduação. Além disso ela observou na prática como as atividades lúdicas podem ser aplicadas para contribuir com o ensino e a aprendizagem de matemática.
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