LABORATORIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA DO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA UEMS, UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CAMPO GRANDE E SEU PROCESSO DE REESTRUTURÇÃO

Autores

  • Bruno Vinotti Ximenes Pereira UEMS
  • Airton Aredes UEMS

Palavras-chave:

Reestruturação, Laboratório de Ensino de Geografia, Ensino

Resumo

O Laboratório de Ensino de Geografia (LEG) passou por um processo de reestruturação, no qual os bolsistas desempenharam um papel importante. Suas tarefas incluíam: fazer o levantamento do número de mapas e cartas
existentes no laboratório; classificar os mapas em suas categorias; auxiliar nas pesquisas de materiais didáticos dos
discentes; e classificar livros didáticos e paradidáticos. Para alcançar esses objetivos, foram realizadas reuniões com o professor coordenador do projeto para organizar as tarefas que seriam desenvolvidas no primeiro e segundo semestre, bem como o horário dos plantões de cada bolsista, para cumprir as 6 horas semanais. Nessas reuniões, ficou decidido que eu ficaria encarregado de tomar conta do laboratório às segundas e quartas-feiras, onde nas segundas-feiras eu ficaria das 17:00 às 21:00 horas e às quartas-feiras, das 18:30 às 21:00 horas. O projeto de ensino se mostrou necessário porque o LEG é o local onde estão os materiais didáticos e os computadores. Recentemente, foi aberto o curso de geografia noturno na UEMS e, por isso, o LEG se tornou um espaço onde os alunos da turma do período noturno poderiam pegar emprestado materiais para suas atividades, usar os computadores para fazer trabalhos e tirar dúvidas com os estagiários sobre materiais e planejar em grupo suas atividades de sala. Além disso, uma ação bem-sucedida foi a doação de materiais didáticos, como mapas com temas distintos, tais como: Solos; Vegetação; Aptidão Agrícola das Terras; Potencial Geoambiental e Avaliação do Potencial de Recursos Naturais. Esses mapas foram doados tanto para alunos que queriam o material para ajudar nos seus estágios quanto para pessoas de fora, como escolas e outras instituições de ensino que careciam desse material. Também foram realizadas atividades de acolhimento e apresentação do curso de geografia, onde apresentamos o curso para estudantes do ensino médio, além de mostrar os materiais usados para o ensino da geografia que o LEG possui, como maquetes, mapas e globos. Assim, concluímos que o espaço é muito mais que apenas um laboratório de uma instituição de ensino superior. O Laboratório de Ensino de Geografia é um local de pesquisa, estudo, aprendizagem e mais do que tudo, de acolhimento. É um local agradável para estudar e que possui tudo o necessário para suprir as necessidades dos futuros professores.

Biografia do Autor

Bruno Vinotti Ximenes Pereira, UEMS

Discente do curso de Geografia – Licenciatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Airton Aredes, UEMS

Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Referências

Sem referências

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

Vinotti Ximenes Pereira, B., & Aredes, A. (2024). LABORATORIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA DO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA UEMS, UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CAMPO GRANDE E SEU PROCESSO DE REESTRUTURÇÃO. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9611

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>