REESTRUTURAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA DO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA DA UEMS, UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CAMPO GRANDE: O OLHAR DE UM ACADÊMICO

Autores

  • Douglas Camilo Gonçalves D'Angelo UEMS
  • Airton Aredes UEMS

Palavras-chave:

Mapas, Livros, Ensino

Resumo

Reestruturar o Laboratório de Ensino de Geografia (LEG), passa pela organização dos materiais didáticos. Nesse sentido, os objetivos das atividades desenvolvidas enquanto monitor bolsista foram: identificar, classificar e catalogar mapas, organizando uma mapoteca; Identificar e classificar livros didáticos e paradidáticos; Identificar e classificar livros científicos; e auxiliar alunos(as) na pesquisa de materiais didáticos. Acerca disso, foram realizadas reuniões com o coordenador do projeto, que resultaram no planejamento das atividades do primeiro e segundo semestre. Sendo assim, os plantões para que se cumpra a carga horária semanal do projeto são realizados às terças e quintas-feiras durante os períodos vespertino e noturno, das 17h00 às 21h30 minutos. As atividades supracitadas que estão sendo realizadas, trazem experiências caras ao aperfoiçoamento à docência, pesquisa e extensão, uma vez que o LEG se conforma como um espaço de estreitamento das relações interpessoais entre monitor, acadêmicos, professores e comunidade externa. Nessa perspectiva, enquanto monitor, o auxílio aos discentes na escolha de conteúdos de materiais didáticos para a realização de regências, trabalhos, pesquisas etc., propiciam troca mútua, instrumentalização didática e aprofundamento dos conhecimentos geográficos e pedagógicos. Tais relações não se dão apenas no plano interno, mas também externo, na medida em que diversas ações, promovidas em conjunto com o coordernador do projeto e com a UEMS, estimulam visitas da comunidade externa ao LEG. Visitas de estudantes dos ensinos fundamental e médio fazem parte do cotidiano do laboratório, onde os mesmos visualizam, manipulam, aprendem com os materiais didáticos produzidos pelos discentes da UEMS, tiram dúvidas a respeito do curso de Geografia e ouvem relatos dos monitores sobre o curso e suas possibilidades. Outra ação, realizada sob orientação do coordenador do projeto, e que vem colhendo bons frutos para a alfabetização cartográfica de estudantes de diferentes disciplinas da rede básica de ensino, é a doação de mapas de Mato Grosso do Sul, cuja temáticas são: Solos; Vegetação; Aptidão Agrícola das Terras; Potencial Geoambiental; e Avaliação do Potencial de Recursos Naturais. A doação desses mapas contribui para o enriquecimento dos materiais didáticos para o ensino de Geografia no estado sul-mato-grossense e, na forma de um recurso didático, capacita professores de diferentes áreas do conhecimento a realizarem a interdisciplinaridade. É importante frisar as mudanças de horário que ocorreram no curso de Geografia em 2023, que passou a ser no período noturno, fazendo com que o LEG e a figura do monitor dsempenhem significativo papel na vida dos graduandos da primeira série. Com isso, o espaço, mais do que nunca, se torna um ambiente de estudo, pesquisa, relações de aprendizagem e apaerfeiçoamento acadêmico.

Biografia do Autor

Douglas Camilo Gonçalves D'Angelo, UEMS

Discente do curso de Geografia – Licenciatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Airton Aredes, UEMS

Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-01-30

Como Citar

Gonçalves D’Angelo, D. C., & Aredes, A. (2024). REESTRUTURAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA DO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA DA UEMS, UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CAMPO GRANDE: O OLHAR DE UM ACADÊMICO. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9610

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

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