Relatos de monitoria para disciplina de pedologia e a experiência didática

Autores

  • Matheus Oliveira Braz UEMS
  • Vera Lúcia Freitas Marinho UEMS
  • Robson de Paula Vazes UEMS

Palavras-chave:

Pedologia, Monitoria, Ensino de Pedologia

Resumo

A monitoria em cursos de ensino superior se apresenta como uma importante experiência para acadêmicos de curso superior, possibilitando o contato de alunos com a docência, oportunizando o desenvolvimento didático, o aprofundamento nos estudos da matéria já cursada e a experimentação da atuação como professor acadêmico, podendo ali sentir a inclinação pela atuação docente. Para além do desenvolvimento pessoal do monitor, o programa de monitoria também contribui para os docentes que realizam a matéria através das diversas atividades empreendidas no plano de trabalho do monitor. No caso do Programa Institucional de Monitoria da UEMS – PIM, existe edital específico para concessão de bolsa para o acadêmico monitor, tratando-se de um valor que auxilia a subsistência do acadêmico monitor, sendo que a mesma ainda pode acumular com outros tipos de auxílio, ampliando a possibilidade dos acadêmicos focarem seus estudos durante o período da graduação. A apresentação busca trazer nossos relatos acerca da atuação de monitores no acompanhamento da disciplina de Pedologia ministrada no curso de Bacharelado e Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária Campo Grande (UEMS-UUCG) em 2022. Buscamos apontar considerações perante a atuação de monitores que tiveram a matéria em regime de Ensino Remoto Emergencial ocasionado pela pandemia de COVID-19 e a atuação no presencial. O ensino de Pedologia é de suma importância para a grade curricular dos cursos de geografia, e graças a seu objeto de estudo (o solo), oportuniza a realização de experimentos na qual contribuem para o entendimento da teoria através da prática, sendo essas atividades investigativas de grande valia para o aprendizado, sendo essa natureza investigativa no ensino de pedologia muito favorável para a atuação de monitores. Os monitores realizaram experimentos na qual buscava confirmar a teoria através da investigação prática, sendo atividades muito proveitosas para os alunos na qual relataram que melhor compreensão através do método de experimentações, alegando que tais práticas pedagógicas auxiliaram a fixar os conceitos básicos da matéria. Para realização dessas ações fora utilizado o espaço do LAET – Laboratório de Estudos Territoriais, local que armazena diversas amostras de rochas e solos que utilizamos para a realização de experimentos. Para a construção desses experimentos nos utilizamos da riquíssima “Experimentoteca de Solos” do projeto Solo na Escola produzidos pela Universidade Federal do Paraná. Foram realizadas diversas conversas e revisões em datas próximas a trabalho ou provas com o objetivo de contribuir para o desempenho dos alunos. Ainda tivemos a experiência do “Universo UEMS”, um evento em que a Universidade recebe estudantes da rede pública de ensino para conhecer os cursos oferecidos pela UEMS, e para esse evento fora incentivado que alunos da matéria atuassem como protagonistas, apresentando aos secundaristas os experimentos e trabalhos que desenvolveram durante matéria, sendo o papel dos monitores o da orientação e suporte para a realização dos mesmos. Para os monitores, a experiência fora enriquecedora, dando a oportunidade de experienciarem a atuação de docência em ensino superior e contribuir com o aprofundamento das bases e da Pedologia.

Biografia do Autor

Matheus Oliveira Braz, UEMS

Estudante do Curso de Geografia – Bacharelado – UEMS – Campo Grande

Vera Lúcia Freitas Marinho, UEMS

Professora do Curso de Geografia – Licenciatura e Bacharelado – UEMS – Campo Grande

Robson de Paula Vazes, UEMS

Estudante do Curso de Geografia – Licenciatura – UEMS – Campo Grande

Referências

Sem referências

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Publicado

2024-01-30

Como Citar

Oliveira Braz, M., Freitas Marinho, V. L., & de Paula Vazes, R. (2024). Relatos de monitoria para disciplina de pedologia e a experiência didática. ANAIS DO EGRAD, (12). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/9606

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

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