Reestruturação do Laboratório de Ensino de Geografia do Curso de Geografia Licenciatura da UEMS, Unidade Universitária de Campo Grande – MS
Palavras-chave:
Ensino de geografia, Formação de professores, Reordenamento do LEGResumo
O planejamento das atividades didático pedagógicas passa também pela pesquisa e organização dos materiais necessários para as aulas das disciplinas do curso de Licenciatura em Geografia, assim como das atividades de monitoria, de regência e de participação em programas de formação docente como o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (RP). Nesse sentido, a contribuição do(a) aluno(a) bolsista neste projeto, na reestruturação do Laboratório de Ensino de Geografia (LEG) e na orientação da escolha de materiais didáticos junto aos discentes do curso, propicia um aprofundamento dos conhecimentos desses materiais por parte deste(a) aluno(a), assim como dos discentes atendidos, melhorando a qualidade da preparação das atividades didático pedagógicas a serem desenvolvidas. Durante o momento atípico da COVID-19 o laboratório ficou sem amparo para organização dos arquivos mas, foi um espaço onde serviu de apoio para os discentes desenvolverem suas atividades nos computadores lá disponíveis. Objetivos: Assim, o propósito deste projeto de ensino é reestruturar o LEG ao organizar os materiais didáticos e aprofundar os conhecimentos geográficos. Metodologia: No decorrer do projeto de ensino será feito o reordenamento do laboratório, isto é, classificando e separando os arquivos contidos na mapoteca e, classificando livros didáticos e paradidáticos e livros científicos. Ademais, será prestado apoio da bolsista para orientar os discentes na elaboração das atividades solicitadas pelos professores do curso de Geografia. Resultados: Desde de sua implantação, em julho de 2022, o projeto de ensino vem contribuindo para aprofundamento dos conhecimentos geográficos dos alunos atendidos, assim como do(a) bolsista, já que no LEG o manuseio de materiais didáticos para pesquisa, preparação de aulas dos docentes do curso, preparação de trabalhos por parte dos discentes, é uma constante. Conclusão: As atividades do projeto de ensino desenvolvidas no LEG servem de incentivo para a formação de futuros professores da rede básica de educação que participem dos estágios obrigatórios, Residência Pedagógica (RP) e Programa de Iniciação à Docência (PIBID), uma vez que na rede básica de educação há necessidade de mais profissionais bem formados e comprometidos com o ensino de geografia. Também almeja-se que por meio do referido projeto o LEG se consolide como um espaço que atenda a comunidade externa dando suporte para as escolas (como montar um laboratório de ciências humanas nas escolas, formação continuada de professores e oficinas de materiais didáticos).
Referências
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