O Uso de recursos didáticos no ensino de Biologia - espécies nativas e exóticas

Autores

  • José Vitor Nobrega Lima UEMS
  • Glaucia Almeida de Morais UEMS
  • Jonilda da Silva Alves UEMS
  • Fernanda Turini Militão UEMS
  • Raul de Lima Soares de Andade UEMS
  • Letícia da Silva Freitas UEMS

Palavras-chave:

Jogo da memória, Educação Ambiental, Ecossistema

Resumo

Dentre as diversas ações realizadas pelos bolsistas do Programa de Educação Tutoria (PET), da Unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Ivinhema-MS, o Grupo PET Verde Legal, em agosto de 2022, após uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Jateí, MS, houve a realização de um evento no Sítio Ecológico Gerson Pereira Dias, daquele município. Objetivou-se contribuir com a capacitação das crianças e adolescentes integrantes do projeto de Educação Ambiental denominado “Jovem Protetor da Natureza”. O evento foi realizado em dois períodos, matutino para as crianças e vespertino para os adolescentes. Para as crianças, contou com uma palestra, proferida por membros do Grupo PET sobre “Espécies nativas e exóticas no contexto mundial e regional” seguida da utilização de um jogo da memória sobre o mesmo tema, como recurso didático com a finalidade de avaliar os conhecimentos adquiridos e fixar o conhecimento para diferenciar espécies exóticas e nativas encontradas em nosso país. Para os adolescentes, foi aplicada uma atividade diagnóstica do conhecimento e, após a palestra, os participantes corrigiram suas atividades, verificando a evolução do aprendizado. Na palestra, foi abordada a importância das espécies nativas, e o prejuízo que espécies exóticas podem causar e suas principais formas de inclusão em um ecossistema diferente. A presença/dependência das espécies exóticas no nosso cotidiano e nas áreas de uso do solo consolidadas foram utilizadas como ponto de reflexão sobre a melhor forma de convivermos com elas e, ao mesmo tempo, conservarmos a biodiversidade e os ambientes naturais. O jogo da memória, confeccionado por dois petianos, possuía pares de animais ou plantas e, como regra geral, a formação de pares com espécies nativas valia dois pontos enquanto que os pares de espécies exóticas somavam apenas um ponto. A diferença na pontuação era uma forma de mostrar que espécies nativas são importantes para o ecossistema e as exóticas podem ser danosas. O evento contou com 17 participantes, de diversas idades e notável facilidade de compreender o tema, provavelmente em razão do trabalho que já tem sido realizado dentro do projeto do qual participam ativamente. Mesmo assim, houve um grande desenvolvimento dos alunos após a palestra e o jogo mostrou-se um recurso efetivo na avaliação/fixação do aprendizado, especialmente pelas crianças.

Referências

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Publicado

2023-04-04

Como Citar

Lima, J. V. N., de Morais, G. A., Alves, J. da S., Militão, F. T., de Andade, R. de L. S., & Freitas, L. da S. (2023). O Uso de recursos didáticos no ensino de Biologia - espécies nativas e exóticas. ANAIS DO EGRAD, (11). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8809

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

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