O Comportamento ético empresarial e a responsabilidade social interna e externa

Autores

  • Giovana Francieli Tobias Sanches UEMS
  • Ana Barbosa Souza UEMS
  • Carlos Jaelso Albanese Chaves UEMS

Palavras-chave:

Compromisso social, ação social ética empresarial

Resumo

Responsabilidade Social Empresarial (RSE) pode ser dividida em interna e externa e é aquela em que a empresa investe no bem-estar de seus funcionários e dependentes (interna) e em um ambiente de trabalho saudável, além de preservar o meio ambiente e investir em ações sociais. Sendo assim, refere-se a um processo dinâmico a ser conduzido pelas organizações que se preocupam com sua função social, de forma constante, inovadora e de sustentabilidade. Observa-se que a função social vai além dos compromissos legais e obrigatórios da organização. Por função social compreende-se as ações gerenciais permanentes que buscam atender as demandas sociais da comunidade interna e externa da empresa. Apesar disso, o exercício da RSE pressupõe a adoção de um comportamento ético por parte dos gestores e de todos que contribuem para os objetivos organizacionais. Destaca-se que, a ética permeia todo comportamento organizacional baseando-se em relacionamentos confiáveis e duradouros. Apreciando o que foi exposto, a seguinte questão de pesquisa foi apresentada: Como

o comportamento ético permeia a responsabilidade social interna e externa das organizações? Na tentativa de se encontrar respostas ao problema apresentado, o objetivo geral da pesquisa foi delineado: Compreender o comportamento ético da responsabilidade social interna e externa das empresas. O estudo foi desenvolvido por meio de um ensaio teórico fundamentado na teoria da responsabilidade social. Por comportamento ético, compreende-se a adoção, difusão e transferência de valores éticos, tais como: o respeito aos direitos humanos, às liberdades e garantias individuais, respeito e garantia aos direitos dos consumidores e obediência aos princípios legais. A adoção de um comportamento ético favorece uma mudança da cultura organizacional voltada para o exercício da

responsabilidade social. A difusão da cultura acontece por meio de projetos e ações sociais e a transferência de valores que asseguram a melhoria da qualidade de vida no trabalho e na comunidade. Por fim, observa-se que internamente o comportamento ético dissemina e institucionaliza valores que permeiam as relações da empresa com seus diversos públicos e que são percetíveis nas práticas sociais e de responsabilidade social. Concluindo, a disseminação dos valores éticos contribui para um ambiente de trabalho saudável e a cidadania interna e consequentemente, melhora as relações com os clientes, fornecedores, parceiros e a comunidade, gerando uma imagem de empresa cidadã, que também promove a cidadania externa, criando ações sociais voltadas a sociedade.

Referências

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Publicado

2023-04-04

Como Citar

Sanches, G. F. T., Souza, A. B., & Chaves, C. J. A. (2023). O Comportamento ético empresarial e a responsabilidade social interna e externa. ANAIS DO EGRAD, (11). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8807

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

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