RESISTÊNCIA DOS POVOS INDÍGENAS EM APC de LP: VIVÊNCIAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • João Carlos Velásquez UEMS
  • Adélia Maria Evangelista Azevedo UEMS

Palavras-chave:

resistência, povos indígenas, decoloniais

Resumo

Ações do Programa Residência Pedagógica – RP – Subprojeto de Língua Portuguesa – Letras – UEMS – Unidade de Jardim – MS, Edital nº 01/2020 CAPES/UEMS, tem por objetivo inserir os (as) residentes em ambientes escolares no Ensino Médio, rede pública, com vistas às discussões e às experiências pedagógicas aos futuros profissionais para diferentes contextos teoria e prática. Desse modo, o contexto da Pandemia – Covid 19 e as experiências em ambientes virtuais, com o distanciamento físico e as normas de biossegurança motivaram práticas pedagócias. Aqui, apresentamos um recorte de uma Atividade Pedagógica Complementar – APC com a temática
indicada pela Coordenação Pedagógica para a escola-campo, do município de Jardim-MS, para os Povos Indígenas, nas disciplinas de Língua Portuguesa - LP. Os momentos de planejamento e de leituras sobre a temática a ser apresentada, para o mês de abril/2021, oportunizaram a apresentar uma releitura semântica para o título da data comemorativa, 19 de abril Dia do Índio, para “Resistência dos Povos Indígenas”. A motivação metodológica para a revisitação e a elaboração da APCs vem direcionada por leituras teóricas decoloniais e demais documentos oficiais de incentivo às competências linguísticas e textuais para a turma 2º ano D do Ensino Médio. Foi possível vivenciar as etapas de seleção e adequação ao tema, elaboração e montagem da APC de LP para ser apresentada e discutida com os estudantes a partir de releituras de respeito e da consideração aos direitos dos povos indígenas. Os percursos empreendidos foram possíveis por considerar os diálogos entre a Instituição Formadora – RP – Subprojeto de LP – CAPES/UEMS, a abertura da equipe pedagógica da escola-campo e os alunos (as) do Ensino Médio envolvidos. Contamos com a orientação das professoras orientadora e professora preceptora de RP – LP para a aplicação da APC de LP. Os resultados decorrentes da APC de LP, sob a temática da Resistência dos Povos Indígenas, gerou participações dos envolvidos e a (re)leitura de temáticas de resistência. Com isso, acreditamos que foi possível desconstruir paradigmas preconceituosos. A APC de LP foi encaminhada aos jovens em ambientes virtuais e na modalidade impressa, para atingir diferentes realidades, no início do segundo bimestre de 2021.

Referências

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

Velásquez, J. C., & Evangelista Azevedo, A. M. (2021). RESISTÊNCIA DOS POVOS INDÍGENAS EM APC de LP: VIVÊNCIAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8270

Edição

Seção

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

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