MALETA VIAJANTE VIRTUAL
Palavras-chave:
Tecnologia, Educação remota, CanvaResumo
Diante da situação vivenciada no ano de 2020 e 2021, ocasionada pela pandemia da Covid 19, os métodos de ensino passaram por momentos desafiadores que nos fizeram pensar em metodologias alternativas e acessíveis aos estudantes atendidos pelo sub-projeto de Letras-Inglês, da UEMS de Jardim, MS, vinculado ao Projeto de Iniciação à Docência (PIBID), tanto para os acadêmicos quanto para os alunos da rede básica de ensino. Dessa forma, surgiu o projeto intitulado “Maleta viajante virtual”, criado com o aplicativo Canva, para estudates do 6º ano do ensino fundamental II, que teve como objetivo realizar atividades em Inglês por meio de links que ligavam à sites de atividades onlines, como jogos, videos, livros e curiosidades sobre a cultura americana. No primeiro momento, os bolsistas foram divididos em dois grupos para criação da primeira atividade do projeto. O grupo A ficou responsável por pesquisas e criação de conteúdo sobre programas de televisão antigos, desenhos animados da época dos pais dos estudantes. O grupo B, criou materiais sobre quais programas passam nos Estados Unidos, destacando os quatros canais mais populares do país. Ambas as atividades utilizaram métodos interativos para chamar atenção dos educandos; o material foi exposto no grupo de turma em formato de PDF, pois o aplicativo utlizado na Rede Municipal de Ensino para troca de informações entre professor/aluno é o WhatsApp e os bolsistas também gravaram vídeos explicativos sobre o tema para uma interação maior. Com a divulgação do projeto, o diálogo dos bolsistas com os estudantes porporcionou uma forma mais eficaz e interessante de compartilhar informações e trocar ideias. Deste modo, o objetivo das atividades propostas pelo projeto até o presente momento tiveram resultados positivos com os alunos da Escola Municipal Castelo Branco, localizada em Jardim/MS, apesar das dificuldades de acesso a tecnologia que ainda se faz presente em muitas situações educacionais, pois o acesso ainda não é viável para todos.
Referências
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