CONSELHO DE CLASSE EM TEMPO DE PANDEMIA: APRENDIZAGENS PARA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Larissa Mendes da Rosa UEMS
  • Wendili Souza Gonçalves UEMS
  • Micaela Cristina Amaral Ferreira UEMS
  • Paula Renata de Oliveira UEMS
  • Tainara Borges da Silva UEMS
  • Juliane Ferreira Vieira UEMS

Palavras-chave:

Conselho de Classe, Ensino Remoto, Residência Pedagógica

Resumo

Este estudo objetiva apresentar aprendizagens dos licenciandos do Programa Residência Pedagógica sobre a participação no conselho de classe virtual da rede estadual de Cassilândia (MS). Entre os objetivos do Programa está o fortalecimento e a ampliação da relação entre as escolas públicas da educação básica e as Instituições de Ensino Superior. O subprojeto de Língua Portuguesa, do curso de Letras, da UEMS-Cassilândia, desde outubro de 2020, desenvolve ações, de forma remota, as quais estão voltadas para as fases previstas no Edital: ambientação dos residentes no contexto escolar, observação, planejamento, regência. Entre essas ações, destaca-se a participação dos residentes no conselho de classe final do ano letivo de 2020 em três escolas estaduais de Cassilândia. O Programa almeja que os residentes possam vivenciar a rotina da escola a fim de conhecer o funcionamento da instituição e a cultura organizacional. O contexto da pandemia do Covid-19 trouxe para o cenário escolar o distanciamento social e para as famílias dos educandos as incertezas quanto à renda familiar, ao desemprego, à falta de internet e de equipamentos para os filhos acompanharem e participarem das aulas remotas. Esses são alguns dos fatores que contribuíram para o distanciamento também temporal do educando da escola. Nesse sentido, as redes de ensino tiveram de criar formas para acompanhar e avaliar os alunos com dificuldades de acesso à internet ou àqueles que precisaram se distanciar da escola para trabalhar e contribuir com a renda familiar. Nesse cenário, o conselho de classe em tempo de pandemia, que tem como objetivos avaliar, diagnosticar e definir ações e tomadas de decisão para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, diferenciou-se de todos os outros já realizados: por ser on-line e por trazer à cena do coletivo escolar o contexto do educando em meio à pandemia do Covid-19. Por isso, a participação dos residentes no conselho de classe foi fundamental para que eles observassem como os professores da rede estadual conduziram reflexões acerca das aprendizagens dos educandos. Após a participação, os residentes elaboraram seus relatórios, composto por análises e reflexões acerca do vivido, de forma remota, durante o conselho de classe. São os relatórios produzidos que compõem o corpus deste estudo. De acordo com os residentes, o conselho de classe da rede estadual, realizado em 5 de dezembro de 2020, avaliou o desenvolvimento escolar dos educandos, apresentou as atividades entregues e quem precisaria de recuperação. Assim, observa-se que o Programa Residência Pedagógica, ao proporcionar aos residentes a oportunidade de entrar na escola e vivenciá-la mais de perto, contribui para a formação docente inicial, além de oferecer aos licenciandos meios para conhecer a rotina escolar, a rotina do trabalho do professor que vai além da sala de aula.

Referências

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

Mendes da Rosa, L., Souza Gonçalves, W., Amaral Ferreira, M. C., de Oliveira, P. R., Borges da Silva, T., & Ferreira Vieira, J. (2021). CONSELHO DE CLASSE EM TEMPO DE PANDEMIA: APRENDIZAGENS PARA FORMAÇÃO DOCENTE. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8257

Edição

Seção

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

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