ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES EM AÇÕES INTEGRADAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO RP – SUBPROJETO DE LP
Palavras-chave:
folclore, fronteira – releituras, Estágio - Residência PedagógicaResumo
As ações integradas do Estágio Supervisionado Obrigatório em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa II - ESO e o Programa Residência Pedagógica – RP – Subprojeto de Língua Portuguesa – Letras – UEMS – Unidade de Jardim decorrem de vivências entre a teoria e prática de sala de aula, em contexto pandêmico, no período de setembro de 2020 a julho de 2021. Este contexto de exceção é marcado pelo afastamento físico e a utilização dos ambientes virtuais para os participantes envolvidos. Os desdobramentos das ações foram direcionadas para as Atividades Pedagógicas Complementares - APCs planejadas a partir de relações entre a Instituição Formadora, a escola-campo e os participantes (residentes de Letras, professoras de Língua Portuguesa – LP, alunos (as) do 3º ano do Ensino Médio), por meio de Edital nº 01/2020 - CAPES/UEMS, num contexto de superação por conta da Pandemia – Covid 19. A Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul – SED/MS, de modo específico, município de Jardim- MS mantém a abertura para os procedimentos de vivência do Estágio e do RP virtuais até o final de julho de 2021. A presente comunicação tem por objetivo apresentar um recorte dos diálogos reflexivos na construção da Atividade Pedagógica em LP para a leitura de obras literárias sob o viés de repensar temáticas propostas pela SED/MS para o mês de agosto. O percurso teórico segue por questões dos usos dos gêneros textuais com Marcuschi (2018), Santos (2021) e demais orientações dos documentos da SED/MS para os conteúdos dos gêneros literários curtos e ficcionais. A metodologia seguiu em fases: a primeira, dedicada à temática do Folclore com releituras para as produções de artistas regionais, fronteiriços considerando a Rota Bioceância. Nesta fase, houve a seleção do gênero lendas e mitos da obra, do autor, Barbosa Flores (2020). Para esta APC de LP, exploramos os elementos ficcionais da narrativa literária ficcional com o objetivo de ampliar as (re)leituras e a produção criativa dos estudantes do 3ºano do Ensino Médio, de modo especial, o gênero fanfics. Além desta fase de leitura, lançamos o desafio da coleta de narrativas ficcionais com elementos fronteiriços e de quebra de padrões morais. Estas foram inseridas na APC impressa, atividades produzidas em ambientes virtuais. As discussões, em ambientes virtuais, ocorreram em obediência ao isolamento físico e demais orientações institucionais da UEMS e do Colegiado de Curso - COES. Numa quarta fase, na escola-campo, com o retorno presencial escalonado, ocorreu com a presença dos professores preceptores de LP e do RP – Subprojeto de Língua Portuguesa, estudantes do 3º ano e o autor da obra na Roda de Leitura. Neste momento, houve a discussão das produções criativas para os gêneros literários ficcionais com o autor regional e os (as) alunos (as) do Ensino Médio – rede estadual da escola-campo. Os resultados apontaram para a valorização das produções criativas decorrentes dos valores e sentimentos fronteiriços presentes na Rota Bioceância. Reinteramos os diálogos em rede para a reflexão crítica das APCs, em ambientes virtuais e presenciais.
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