UM OLHAR PARA O MEIO AMBIENTE NA PERSPECTIVA DO ENSINO REMOTO NA ESCOLA MUNICIPAL FREDERICO SOARES

Autores

  • Vinicius Passos Mossi UEMS
  • Viviane Pereira Soares UEMS

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Educação Ambiental, Ensino Remoto

Resumo

Apresentamos as ações do Projeto de Residência Pedagógica que é um programa de integração do aluno nos anos finais de licenciatura com a finalidade de aperfeiçoamento da formação docente. Por condições alarmantes em relaç ão ao COVID 19, todas as formas de atendimento e prestação de serviços de maneira presencial foram suspensas, desse modo, todas as interações foram realizadas por meio das plataformas digitais como Google Classroom para as postagens de atividades e interaç ões e WhatsApp para contato direto com as Professoras responsáveis pelo projeto. O objetivo geral foi trazer uma reflexão para a Educação Infantil no âmbito da Educação Ambiental, sobre os fatores que levam a sociedade ao consumismo com o eixo norteador so bre os impactos das
atividades humanas da produção, consumo consciente e descarte de resíduos sólidos, reutilização e reciclagem, compreendendo a importância de ter consciência ao consumir e a forma de pensar, de maneira a propiciar ao aluno por meio das r eflexões advindas das atividades, maneiras que possibilitem a compreensão de atitudes responsáveis do consumo e descarte do lixo doméstico. Desse modo, o aporte teórico foi estabelecido com autores do campo da educação ambiental, que contribuíram no sentid o de elucidar as práticas pedagógicas necessárias para o desempenho do professor, responsável pela transmissão de conhecimento, além de fomentar a formação de valores de preservação e respeito a natureza e também contribuíram para esclarecer o ensino sob o aspecto
remoto, de que modo transformar as plataformas digitais um instrumento pedagógico e para o professor quando se trata de planejamento e estruturação de ensino, mas também de aporte de tecnologia e ferramentas digitais condizentes para as realizaçõe s das atividades, pois em consequência do isolamento social, a socialização também foi prejudicada. No campo metodológico, as atividades foram desenvolvidas envolvendo vídeos do Youtube sobre a temática elencada e exercícios que foram postados na plataform a Classroom. A partir dos resultados obtidos com as atividades, o projeto permitiu identificar pontos de melhoria quando pensamos em ensino remoto na educação infantil sob o olhar pedagógico, identificamos, ainda, que grande parte dos alunos não possui o m esmo acesso a tecnologia (computador, celular, internet), e tampouco familiarização com as ferramentas digitais com fins pedagógicos, conduzindo como resultado para a reflexão e planejamento de uma educação que contemple todos sem exclusão.

Referências

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

Passos Mossi, V., & Pereira Soares, V. (2021). UM OLHAR PARA O MEIO AMBIENTE NA PERSPECTIVA DO ENSINO REMOTO NA ESCOLA MUNICIPAL FREDERICO SOARES. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8241

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS