INTER-RELAÇÃO ENTRE LEITURA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PIBID-PEDAGOGIA, CAMPO GRANDE-MS

Autores

  • Gabriel Elias Augusto de Araujo Delgado UEMS
  • Léia Teixeira Lacerda UEMS
  • Simone de Souza Moura UEMS
  • Tayara Alexandra Mendes Gattas UEMS

Palavras-chave:

Programa de Iniciação à Docência, Discriminação Racial, Leitura e interpretação de textos

Resumo

Esta comunicação visa apresentar os resultados de um Projeto de Iniciação à Docência desenvolvido com uma turma de 31 (trinta e um) estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, matriculados na Escola Estadual Amando de Oliveira, em Campo Grande, MS. A proposta busca abordar a diversidade étnico-racial, a partir da leitura e da interpretação de textos de maneira articulada com os conteúdos das disciplinas de língua portuguesa, história e geografia. Foram abordados temas como a formação dos povos, a diversidade cultural, a discriminação racial e também a xenofobia e as expressões de intolerâncias, evidenciadas na sociedade. Esses temas foram trabalhados por meio de contribuições teóricas dos estudiosos da educação para as relações étnico-raciais, em inter-relação com a práxis educacional, de forma assíncrona neste período da pandemia do Covid-19, a fim de identificar e superar as manifestações de preconceitos, racismos e discriminações, promovendo em sala de aula uma relação respeitosa entre os diferentes grupos étnico-raciais, oportunizando reflexões que podem promover mudança comportamental e contribua com uma sociedade democrática e plural. Nesta perspectiva, as atividades buscaram desenvolver nos estudantes o prazer e o gosto pela leitura, a ampliação do vocabulário e consequentemente a compreensão do texto abordado nessas atividades, tendo em vista que é fundamental que o interprete as informações que estão implícitas e explícitas nos textos, de maneira adequada e objetiva. Para as atividades assíncronas foram planejadas e enviadas as apostilas com o acompanhamento on-line dos estudantes e/ou dos pais pelo WhatsApp e também pela plataforma Google/Meet, adotada pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul para a implementação do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados evidenciam que aproximadamente 30% dos estudantes entregaram as atividades, pois um dos fatores que reduziu a participação e o envolvimento foi a falta de acesso à internet pelos estudantes e alguns não retiraram as atividades impressas na escola. Das atividades analisadas constatamos que houve a compreensão satisfatória dos textos, diante das condições de ensino neste momento pandêmico. Foi possível constatar que esses estudantes não conheciam ou possuíam reduzido conhecimento sobre os temas abordados, no entanto após a abordagem feita a partir dos textos e das atividades puderam apreender os diferentes conceitos que constituem a educação para as relações étnico-raciais.

Referências

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

de Araujo Delgado, G. E. A., Teixeira Lacerda, L. ., de Souza Moura, S., & Mendes Gattas, T. A. (2021). INTER-RELAÇÃO ENTRE LEITURA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PIBID-PEDAGOGIA, CAMPO GRANDE-MS. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8231

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS