EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL PROJETO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM CONJUNTO COM A ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DORILEO DE PINA-5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Juliane Rodrigues Monteiro UEMS
  • Rafael de Souza Estigarrivio UEMS

Palavras-chave:

Educação-emocional, Psicopedagogia, Interação leitura-escrita

Resumo

Este trabalho tem por objeto discutir as ações desenvolvidas no trabalho vinculado a Residência Pedagógica que visa o desenvolvimento da educação socioemocional na turma do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Dorileo de Pina. A educação socioemocional é o processo através do qual as crianças aprendem, dentro do currículo escolar, atitudes e habilidades para
lidarem com as emoções. Esse conhecimento assegura a formação integral de cidadãos responsáveis e capazes de exercer um papel ativo na sociedade. O objetivo do projeto é aprimorar o entendimento dos aspectos sociais e emocionais dos discentes, com o intuito de engajar os estudantes em suas aulas remotas e em sala de aula, buscando reconhecer seu potencial, auxiliando seu desenvolvimento autônomo, na socialização e no entendimento de regras de convívio social. Buscamos proporcionar aos estudantes uma educação integral, baseada no acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento, respeitando suas singularidades e diversidades. Dessa forma, desenvolvemos e estimulamos habilidades da área afetiva, tais como: o autoconhecimento, a criatividade, a empatia, o pensamento crítico, a colaboração, a habilidade para resolver conflitos, capacidade de lidar com suas emoções, tomada de decisões e solução de problemas. Metodologicamente os estudantes foram avaliados procurando possibilitar a igualdade avaliativa e
sem privilegiar ou dificultar na obtenção dos resultados, dividimos o conteúdo em atividades individuais semanais desenvolvidas a partir de produções textuais, as quais foram bastante exploradas, para reconhecermos seus conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação, ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação; leituras de textos, além do uso de suas habilidades artísticas, bem como algumas atividades solicitaram que o estudante compreendesse e fizesse uso de suas expressões, analisando o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos a fim de analisarmos a forma de expressão do estudante. Essas atividades foram
impressas na escola e entregues aos alunos para execução, utilizamos o grupo de Facebook da turma para nos comunicarmos a cada semana, instruindo os alunos a como realizarem suas atividades, apresentando vídeos com explicações e publicando murais explicativos. Os resultados apontam que o projeto proporcionou aos estudantes uma compreensão de suas capacidades de lidar com suas emoções, contribuiu em suas relações com o outro, além da mediação de conflitos. Concluímos que este projeto pode auxiliar na tomada de decisões e soluções de problemas, já que as atividades propuseram compreender suas emoções e controlá-las em diversas situações, o que facilita na sua autonomia.

Referências

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

Rodrigues Monteiro, J., & de Souza Estigarrivio, R. (2021). EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL PROJETO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM CONJUNTO COM A ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DORILEO DE PINA-5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8227

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS