O (DES)ACORDO ORTOGRÁFICO: UM PROBLEMA DE APREENSÃO OU INTERPRETAÇÃO?

Autores

  • Fernanda de Souza Rodrigues
  • José Alfredo Silva Melo Sobreira
  • Elma Luzia Correa Scarabelli

Resumo

Através das experiências oportunizadas pelo PIBID, desde 2010, observamos a grande
problemática que gira em torno da leitura, mesmo se tratando de outras competências da
língua portuguesa, que não o trabalho direto com esta. Notamos que se o aluno não tem
o interesse pela leitura, e consequentemente, não lê, ele é extremamente afetado no que
diz  respeito  ao  aprendizado  dos  conteúdos,  acarretando  sérios  problemas,
principalmente, no que  toca à parte de  interpretação. Com a Nova Ortografia entrando
em vigor a partir de 2012, sentimos a necessidade de apresentá-la aos alunos de algumas
séries  do  ensino  fundamental. As  aulas  foram ministradas,  as  dúvidas  foram  sanadas,
mas  na  hora  de  aplicar  os  exercícios,  observamos  que  o  problema  não  se  limitava
apenas  na  questão  de  apreensão  do  conteúdo,  mas  também,  no  antigo  problema  de
interpretação. Nesse sentido, se torna urgente a necessidade de renovar os métodos de se
trabalhar  com  a  leitura,  tendo  em  vista,  que  ela  já  vem  sendo  trabalhada,  porém,  de
maneira não adequada para quem objetiva um aluno que tenha interesse, proximidade e
prazer pela  leitura, para que assim, os problemas que a  falta dessa prática  traz,  sejam
solucionados  de maneira  eficaz.  E  esse  será  o  próximo  passo  desse  extenso  trabalho
exercido através do PIBID.

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Publicado

2015-04-17

Como Citar

Rodrigues, F. de . S., Sobreira, J. . A. S. . M., & Scarabelli, E. L. C. (2015). O (DES)ACORDO ORTOGRÁFICO: UM PROBLEMA DE APREENSÃO OU INTERPRETAÇÃO?. ANAIS DO EGRAD, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/822

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