O (DES)ACORDO ORTOGRÁFICO: UM PROBLEMA DE APREENSÃO OU INTERPRETAÇÃO?
Resumo
Através das experiências oportunizadas pelo PIBID, desde 2010, observamos a grandeproblemática que gira em torno da leitura, mesmo se tratando de outras competências da
língua portuguesa, que não o trabalho direto com esta. Notamos que se o aluno não tem
o interesse pela leitura, e consequentemente, não lê, ele é extremamente afetado no que
diz respeito ao aprendizado dos conteúdos, acarretando sérios problemas,
principalmente, no que toca à parte de interpretação. Com a Nova Ortografia entrando
em vigor a partir de 2012, sentimos a necessidade de apresentá-la aos alunos de algumas
séries do ensino fundamental. As aulas foram ministradas, as dúvidas foram sanadas,
mas na hora de aplicar os exercícios, observamos que o problema não se limitava
apenas na questão de apreensão do conteúdo, mas também, no antigo problema de
interpretação. Nesse sentido, se torna urgente a necessidade de renovar os métodos de se
trabalhar com a leitura, tendo em vista, que ela já vem sendo trabalhada, porém, de
maneira não adequada para quem objetiva um aluno que tenha interesse, proximidade e
prazer pela leitura, para que assim, os problemas que a falta dessa prática traz, sejam
solucionados de maneira eficaz. E esse será o próximo passo desse extenso trabalho
exercido através do PIBID.
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Publicado
2015-04-17
Como Citar
Rodrigues, F. de . S., Sobreira, J. . A. S. . M., & Scarabelli, E. L. C. (2015). O (DES)ACORDO ORTOGRÁFICO: UM PROBLEMA DE APREENSÃO OU INTERPRETAÇÃO?. ANAIS DO EGRAD, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/822
Edição
Seção
ARTIGOS