ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ENSAIO TEÓRICO À LUZ DA TEORIA SOCIAL DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Ruth Caroline Villar Bazan UEMS
  • Regiane Valejo Maciel UEMS
  • Carlos Jaelso Albanese Chaves UEMS

Palavras-chave:

Processo de aprendizagem, Teoria social da aprendizagem, Pandemia

Resumo

Durante a graduação o aprendizado do acadêmico necessita passar por várias fases para torná-lo um profissional, pois o futuro profissional será resultado do seu nicho de convívio com os agentes sociais de sua área de atuação. Após a descoberta da COVID -19, medidas sanitárias foram impostas e o distanciamento foi uma das exigências impostas para sanar a proliferação infectocontagiosa. Em função da pandemia, o Ministério da Educação (MEC) deliberou a suspensão das aulas presenciais e ofertou as aulas remotas emergenciais em tempo indeterminado. A mudança da forma de ensino devido à pandemia da COVID-19 nos motivou a observar o ambiente do processo de aprendizagem universitário onde os acadêmicos tiveram a suspensão de aulas presenciais para ensino remoto emergencial, a qual provocou a falta de convívio acadêmico em atividades práticas, o objetivo deste trabalho é compreender como essa falta em atividades práticas, pode afetar o processo de aprendizagem informal universitário, à luz da teoria social da aprendizagem. Quanto à metodologia esta pesquisa se classifica como ensaio teórico. Foram consideradas as modalidades universitárias estágio supervisionado não obrigatório e monitoria e extensão acadêmica. Ao considerar as modalidades extracurriculares informais e sua readequação ao presente momento, observou-se que as mesmas puderam se readaptar possibilitando desenvolver as atividades através do uso de plataformas online. Entretanto, tais atividades essenciais na formação acadêmica citadas foram prejudicadas, pois, apesar das interações online, sem ambiência acadêmica, o acadêmico não pode ser inserido nas atividades práticas sociais. Cabe ressaltar que o ensino remoto emergencial não foi uma solução errônea, muito pelo contrário, foi de suma necessidade. Porém, ao abordar o assunto isolamento, as perdas do aprender na vivência serão sentidas, somente ao longo do tempo, estudos mais aprofundados poderão ser feitos sobre o tema.

Referências

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

Caroline Villar Bazan, R., Valejo Maciel, R., & Jaelso Albanese Chaves, C. (2021). ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ENSAIO TEÓRICO À LUZ DA TEORIA SOCIAL DA APRENDIZAGEM. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8218

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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