ANÁLISE DE RENDIMENTO REFERENTE À MONITORIA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR PARA DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Matheus Juan Alarcon Sampaio UEMS
  • Juliana Toledo Lima UEMS

Palavras-chave:

Citologia, Programa Institucional de Monitoria, Unidade Universitária de Dourados

Resumo

O Programa Institucional de Monitoria (PIM) da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul é um sistema de benefício mútuo, sendo o aluno monitor beneficiado do ponto de vista acadêmico e financeiro (modalidade com bolsa), assim como os discentes que buscam a monitoria a fim de sanar dúvidas e obter maior aprofundamento dos conteúdos abordados em aula. Durante o desenvolvimento da monitoria, o monitor realiza práticas didático-pedagógicas, as quais envolvem a elaboração de materiais e recursos auxiliares ao processo ensino-aprendizagem, assim como a realização de encontros com os discentes matriculados na disciplina, agregando um aumento na carga horária regular da disciplina. O presente trabalhou visou observar, por meio de informações coletadas durante todo o semestre no qual a monitoria foi realizada, quais são os pontos positivos e negativos que podem ser destacados em relação ao programa, focando principalmente no rendimento e na aprovação dos alunos que participaram dos encontros semanais com o monitor em relação àqueles que não demonstraram interesse. A monitoria foi dividida em tópicos de acordo com o Plano de Ensino elaborado pela docente responsável pela disciplina de Biologia Celular, a qual foi ministrada para discentes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas da Unidade Universitária de Dourados. Nas primeiras semanas, listas de exercícios foram aplicadas para que os alunos fossem capazes de se preparar e se adaptar ao modo de avaliação da professora. Aos sábados foram realizados encontros virtuais por meio da plataforma Google Meet, nos quais o monitor apresentava slides por ele elaborados, visando retomar os conteúdos ministrados durante as aulas, além de solucionar as dúvidas levantadas pelos alunos. Adicionalmente, às vésperas das avaliações teóricas, foram ministradas aulas de revisão, também aos sábados, abordando todo o conteúdo referente às provas. Em uma turma de 26 alunos, apenas cinco entregaram as listas de exercícios resolvidas. Em relação aos encontros virtuais semanais, houve, em média, a participação de três pessoas por encontro, sendo que destas, apenas uma aluna compareceu a todos os encontros. Apesar da reduzida presença dos alunos, observou-se que aqueles que frequentaram a monitoria apresentaram um rendimento bastante significativo na disciplina, sendo aprovados sem a necessidade de realizar a prova optativa ou exame. Ao todo, a turma era composta por 12 alunos do Bacharelado, dos quais cinco reprovaram por falta e seis por nota, e 14 alunos da Licenciatura, sendo que quatro reprovaram por falta e dois por nota. Diante do exposto, pode-se concluir que a monitoria foi muito importante para os alunos que participaram ativamente, uma vez que estes obtiveram um bom rendimento na disciplina, em detrimento de muitos daqueles que não demostraram interesse.

Referências

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Alarcon Sampaio, M. J., & Toledo Lima, J. (2021). ANÁLISE DE RENDIMENTO REFERENTE À MONITORIA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA CELULAR PARA DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. ANAIS DO EGRAD, 7(10). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/8184

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE