DESENVOLVENDO A HABILIDADE ESCRITA NA ESCOLA

Eliane da Silva Ribeiro, Elma Luzia Corrêa Scarabelli, Greyce Kely Souza Soares, Michelli Oliveira Souza, Roselene Mello Lopes, Letícia Angelina Andrade

Resumo


Tendo em vista que grande parte dos alunos apresenta dificuldades referentes à produção de
textos  escritos  –  tanto  no  âmbito  da  compreensão  das  características  que  configuram  cada
gênero  como  na  elaboração  e  organização  de  seu  conteúdo  informativo  –,  buscamos  a
realização de ações pedagógicas que atendessem a essas carências educativas. Em decorrência
da  grande  dificuldade  dos  alunos  em  produzir  textos  escritos  o  presente  estudo  objetiva
incentivar o exercício da escrita em alunos do oitavo ano da Escola Estadual Floriano Viegas
Machado,  situada  em Dourados-MS,  contribuindo  para  o  respectivo  aperfeiçoamento  desta
competência. No  que  confere  à metodologia,  trabalhamos  com  temáticas  que  constituem  o
contexto em que estão  inseridos os alunos,  recorrendo, da mesma  forma, a gêneros  textuais
que despertassem o  interesse dos mesmos para as  tarefas propostas. Ao  final do projeto, os
alunos apresentaram melhoras quanto à construção e organização dos próprios argumentos no
texto.  Por  tudo  isso,  percebemos  que  a  busca  por  atividades  incentivadoras  influem,
significativamente, no processo de ensino/aprendizagem do educando.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.