DESENVOLVENDO A LEITURA: A HORA DO CONTO. QUE HORAS SÃO?

Autores

  • Wildilene Pereira Moreira
  • Elma Luzia Correa Scarabelli
  • Gustavo Alberto dos Anjos

Resumo

Saber  ler  não  consiste  apenas  em  passar  os  olhos  em  um  texto  escrito,  mas  adentrar,
estabelecer  um  diálogo  com  o  texto,  ser  protagonista  da  arte  de  ler. Compreender  a  leitura
como  produtora  de  sentido  é  assumir  o  papel  de  negociador,  por meio  do  qual,  é  feito  um
acordo  entre  nossas  leituras  e  o  que  está  posto  no  papel.  Dessa  maneira,  sentir-se
comprometido com o  seu estar no mundo  e com  a  transformação advinda do conhecimento
dos  outros  e  das  coisas.  A  leitura  seja  por  hábito  ou  não,  é  uma  habilidade  de  suma
importância e deve ser medida pela escola até que se torne um hábito indispensável. Cabe ao
educador tornar-se leitor para formar leitores, despertando o prazer da leitura. Nesse sentido,
buscamos  desenvolver  o  projeto  “A  hora  do  conto. Que  horas  são?,  um  trabalho  que  visa
atender aos objetivos que a escola se propõe. O referido projeto, que atende alunos do Ensino
Médio de uma das escolas conveniadas ao PIBID/UEMS, pretende proporcionar aos  alunos
atendidos a segurança e a liberdade de expressão, a ampliação do conhecimento de mundo. a
metodologia  inclui  o  reconhecimento  das  características  do  gênero  „Conto‟,  bem  como  o
desenvolvimento da capacidade de contar uma história.

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Publicado

2015-04-17

Como Citar

Moreira, W. P., Scarabelli, E. . L. C., & dos Anjos, G. . A. (2015). DESENVOLVENDO A LEITURA: A HORA DO CONTO. QUE HORAS SÃO?. ANAIS DO EGRAD, 1(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/816

Edição

Seção

ARTIGOS

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